49º Dia Mundial das Comunicações Sociais

cfNo dia da Ascensão do Senhor a Igreja celebra o “Dia Mundial das Comunicações Sociais”. Essa  comemoração está presente no calendário da Igreja, foi recomendada pelo Concílio Vaticano II, no Decreto Inter mirifica e é celebrada desde 1967. O Papa todos os anos envia uma mensagem para esse dia. A mensagem do Romano Pontífice é entregue no dia 24 de janeiro, dia de São Francisco Xavier, padroeiro dos jornalistas.

Neste ano de 2015 o Papa enviou a mensagem com o seguinte tema: “Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor”.  É muito bonita essa mensagem do Papa. Ele toma como referência bíblia a imagem do encontro de Maria com sua prima Isabel. Naquele encontro houve comunicação de vida, amor, fé, alegria, ternura e serviço. Esses elementos estão presentes na família. O Papa não chama a atenção em sua mensagem para proteger, defender valores familiares, mas diz que a família em si é comunicação. Uma família de Deus tem muito a comunicar ao mundo.

O Santo Padre recorda que não existe família perfeita, mas não é preciso ter medo da imperfeição, da fragilidade, nem mesmo dos conflitos; é preciso aprender a enfrentá-los de forma construtiva. Por isso, a família na qual as pessoas, apesar das próprias limitações e pecados, se amam, torna-se uma escola de perdão.

Não se pode negar que existem deficiências no ambiente familiar e que elas são tentações para seus membros se fecharem, mas se existe um ambiente de amor tudo pode se transformar, estimular, se abrir, compartilhar e se tornar comunicação geradora de vida.

A família tem muito a comunicar. Ela é comunicação. Deus abençoe as famílias e todos os comunicadores e comunicadores do bem e da paz. O instrumentos de comunicação estejam colocados a serviço da construção de uma vida familiar digna e santa.

Dom Messias dos Reis Silveira

Bispo Diocesano de Uruaçu

Presidente da Cnbb Regional Centro Oeste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *