A Humildade

Humildade

Por que é tão difícil ser humilde?

Muita gente se diz humilde, chega até a dizer: “Eu não merecia isso, sou tão humilde!”. Será mesmo? Será que o humilde se levanta para murmurar e se alto proclama humilde? Vejamos Nossa Senhora, que carregava Jesus no ventre e passava por entre as pessoas e não saía batendo no peito ou dizendo em voz alta: “Por que fazem isso comigo? Não sabem, por acaso, que carrego no vente o Salvador do mundo?”.

Ao contrário, Maria, nas horas de dar a luz, saiu com José batendo de porta em porta procurando quem pudesse recebê-la para que pudesse dar à luz seu Filho Divino. Muitas portas foram batidas, creio que muitas pessoas até maltrataram a Ela e a José. Olharam para eles com desprezo. Tão humilde foi que deu à luz o Menino Deus em um estábulo e aceitou que simples pastores e animais adorassem o “Bebê”.

Tão humilde foi que aceitou fugir para uma terra estranha, como se tivesse cometido um crime, e ali viver por muitos anos como uma exilada, com o Filho e o esposo, sem soltar uma só palavra de murmuração. Tão humilde foi que dobrou o Coração de Deus, foi a “articuladora” do primeiro milagre de Jesus. Tão humilde que era, foi assunta ao céu e coroada Rainha do Céu e da Terra.

Tão humilde foi e é que, mesmo aqueles que não a aceitam, Ela os ama e ampara, mesmo sendo rejeitada! O humildade pede perdão, mesmo que não tenha errado.  Não se importa em ser humilhado, desde que o amor vença!

A humildade de Maria dobrou o Coração de Deus. Ajudou muitos santos a se tornarem santos. Amparou e ampara a muitos de nós e não desiste de nos ensinar todos os dias e todas as horas.  A humildade quebra correntes, rompe barreiras, desfaz o ódio, traz  a paz, alegra o coração, põe fim às batalhas! A humildade nos faz reconhecer pequenos e necessitados! A humildade nos faz mendigos sem nos humilhar, nos faz simples e nos ajuda a caminhar aceitando, com alegria, a vontade de Deus!

O humilde não se importa de ocupar o último lugar. Até prefere, já dizia Santa Teresinha do Menino Jesus: “Ocupemos o último lugar. Ninguém brigará conosco por causa dele.”. A Palavra de Deus diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes” (Pr 3,34). Peçamos a intercessão de Nossa Senhora e de Santa Teresinha, para que nosso coração se dobre com docilidade e aceite, em tudo e acima de tudo, a vontade do Pai que está no Céu! Aceite com alegria, tanto o bom quanto o que não é tão bom. Que de nossos lábios não saiam murmurações, mas o Cântico de Maria:

“A minha alma glorifica o Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus meu Salvador…”!

#pjc, favorecendo um encontro pessoal com Jesus

Saiba mais:

:: O que é o Projeto Junto Ao Coração?

:: Torne-se um Amigo Fiel

:: Doe Hoje

Amarília Freire

Consagrada para sempre

Comunidade Coração Fiel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *