Cinco Anos do nosso Reconhecimento Diocesano

A Igreja Católica foi fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo. Ao dizer a São Pedro: “Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja!” (Mt 16,18), Nosso Senhor estava deixando bem claro o seu desejo de que a partir da orientação do apóstolo Pedro, seus seguidores atuais e futuros teriam “um lugar espiritual” para adorar a Deus em “espírito e em verdade”(Jo 4,23) . Com o passar dos séculos o ”mandato de Pedro” foi passando através da “Sucessão Apostólica” e a cada morte de Papa, os Cardeais elegem um novo sucessor de São Pedro. Cabe ao Papa dar unidade à Igreja através do seu pastoreio. Ele é o vigário de Cristo na Terra. Em comunhão com o papa estão os demais Bispos da Igreja. E cada Bispo, auxiliado pelos sacerdotes e diáconos transmite a Verdade da Fé ao rebanho de fieis em um território específico chamado ‘diocese’. Em cada diocese, todas as atividades da Igreja precisam da supervisão, bênção e orientação do Bispo. É esta a forma de estar em comunhão com a Igreja que Jesus fundou.

Em 2005 nossa Comunidade começou a surgir. Ainda não sabíamos se ela teria o nome de “comunidade”; sequer entendíamos que se tratava de uma nova fundação. O Bispo da época, Dom José Chaves, olhou com muito cuidado para a iniciativa missionária e a abençoou para acompanhar os trabalhos. Findando seu tempo à frente da Diocese de Uruaçu, Dom José passou o governo ao novo Bispo, Dom Messias dos Reis. Este, ao encontrar o grupo de missionários denominado “Coração Fiel”, quis acompanhar tudo com muito cuidado para avaliar se havia ali algo que não estivesse de acordo com a doutrina e normas da Igreja Católica. Ele investigou e se admirou com tudo! Em 2012, Dom Messias promulgou um decreto em que reconhecia oficialmente a Comunidade Coração Fiel como uma realidade conforme a Igreja Católica. Acolheu os estatutos da Comunidade e declarou e declarou esta fundação uma “ inspiração Divina”. Desta forma, o bispo em comunhão com o Papa, fala em nome de toda a  Igreja. Sendo assim, a Comunidade Coração Fiel, é um Carisma reconhecido pela Igreja como sendo um fruto da ação do Espírito Santo. Para nós foi motivo de grande alegria! Da mesma forma sentimo-nos confirmados diante de todas as situações que pudemos viver ao longo dos anos que antecederam este reconhecimento.

Hoje, ao recordar tudo isso após os 5 anos do reconhecimento diocesano, nosso coração se enche de gratidão! Ao contemplar a Comunidade Coração Fiel como um organismo católico na Diocese de Uruaçu e a serviço da Igreja em todo o mundo, percebemos que cada esforço vale a pena, cada lágrima é um preço justo para levar adiante a nossa missão. Cada irmão que se une a nós em cada evento ou a partir de qualquer missão evangelizadora está em comunhão com Jesus na Igreja que ele fundou. Bendito Seja Deus pelo nosso reconhecimento Diocesano. Bendito seja Deus pela Igreja. Bendito seja Deus porque somos Igreja!

Seu irmão,

Pe. Delton Filho

Comunidade Coração Fiel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *