Comunicação Social na Igreja é tema de encontro

13o_encontroUma oportunidade para refletir sobre o trajeto tecnológico da Igreja e seus principais desafios em matéria de comunicação. Assim será o 13º Encontro Continental dos responsáveis da Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL), que acontecerá em Lima, Peru, entre os dias 17 a 21 de novembro.

O evento, que ocorrerá pela primeira vez na capital peruana, reunirá bispos, religiosos e religiosas, sacerdotes e leigos profissionais em comunicação e informática, para renovar o objetivo com o qual foi constituída a RIIAL: “facilitar a construção de redes de comunicação dentro da Igreja entre os agentes de pastoral”, como sublinha a Comissão de Imprensa e Difusão do Comitê RIIAL Peru.

A reunião “pretende definir os serviços digitais que hoje são necessários para a evangelização nos continentes” e, desta maneira, “continuar com a articulação das numerosas iniciativas que a Igreja vem realizando neste âmbito”.

Parte do trabalho que os participantes realizarão neste encontro, será o estudo e análise daqueles aspectos que ajudam a reduzir a brecha digital no interior das comunidades eclesiais, favorecendo o intercâmbio de experiências e permitindo a concepção de estratégias comuns para a construção de redes de comunhão.

Com este fim, “se propõem ações que respondam às exigências da cultura digital nos distintos contextos socioculturais, assim como a concepção de atividades colaborativas para a evangelização e o intercâmbio de ideias para favorecer o trabalho de equipe, além de concretizar soluções tecnológicas em rede para os organismos da Igreja que evitem o isolamento e a dispersão dos escritórios e serviços”.

De acordo com a RIIAL, “para os anfitriões este é um momento privilegiado de renovação e avanço na Pastoral da Comunicação, orientada a comunicar o Evangelho com os meios e linguagens atuais”.

O encontro também é convocado pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais (PCCS) e o Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM). Está previsto que mais de 150 pessoas se encontrem para este evento cujas jornadas de trabalho se desenvolverão na Casa de Retiro Santa Rosa.

Fonte: http://noticias.cancaonova.com/comunicacao-social-na-igreja-e-tema-de-encontro-da-riial/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *