Histórico

Os inícios

Em março de 2002, o sacerdote Pe. Delton Alves de Oliveira Filho, recém-ordenado (26/08/2011), foi enviado como vigário paroquial da nova paróquia da Diocese de Uruaçu em Goianésia: Paróquia Sagrado Coração de Jesus. O pároco (Pe. José Francisco) e seu vigário tinham de começar a paróquia num desafio grandioso: transformar a então capela do bairro Carrilho em paróquia.

 

O Grupo das 5 – Semente que originou a comunidade

Um dos grandes desafios que se impuseram ao Pe. Delton, era o acompanhamento dos jovens. Depois de várias tentativas naufragarem, surgiu a ideia de formar um pequeno grupo de jovens par que pudessem multiplicar a formação, gerando grupo de jovens mais assíduos ao Evangelho e às atividades paroquiais. Muito atarefado com os afazeres de vigário e professor no Instituto de Filosofia do Seminário Diocesano, o único horário disponível para o padre Delton seria aos sábados, 5h da manhã. O convite foi feito. A ideia de ‘madrugar’ para rezar estimulou e desafiou jovens. Surgiu então o primeiro ‘grupo das 5’. Duas dezenas de jovens caminharam sob a orientação do padre Delton. Todo sábado: adoração, formação, missa. Aproveitaram a missa paroquial para concluir a formação semanal que durou aproximadamente 9 meses. Outros grupos seguiram o mesmo modelo. Ao longo desse período, quase uma centena de jovens passaram pela experiência. Alguns não chegaram a concluí-la, outros foram tão ajudados que pediram ao padre Delton algo ‘mais profundo’. Eram jovens do primeiro grupo. Após o período de ‘catecumenato’, queriam aprofundar o conhecimento e a experiência. É graças a esse pedido que, mais tarde, começaram a selar uma amizade e acompanhamento – direção espiritual – que culminou num primeiro núcleo de pessoas comprometidas com o evangelho. Padre Delton nunca pensou em fundar comunidade. O que ele fazia – em seu pensar – era sua obrigação de diretor espiritual: acompanhar, formar na fé, partilhar a vida. Sem perceberem, estavam com um ‘livrinho’ que reunia os compromissos diários, semanais e mensais que juntos se decidiram cumprir. Mal sabiam que aquele ‘livrinho’ seria o primeiro exemplar da ‘regra de vida’ que, hoje atualizada, rege o interno da comunidade Coração Fiel.

1-pe-delton-e-dom-jose

Vinda para Rialma

A diocese precisou do Padre Delton na Pastoral da Comunicação. Dom José Chaves, bispo diocesano na época, solicitou que a diocese iniciasse algum serviço radiofônico. Várias situações acabaram por exigir que Padre Delton se deslocasse de Goianésia para Rialma e, com autorização do bispo e anuência do pároco local, vieram também 4 jovens que o padre acompanhava. Era julho de 2005. Eles queriam fazer uma experiência missionária. “Deus está fazendo com você, o que um dia fez comigo! ”, disse Monsenhor Jonas Abib – fundador da Comunidade Canção Nova – ao padre Delton. Tratava-se de uma nova comunidade de vida. Todos concordavam com isso, menos o padre Delton. “Vocês já são comunidade de fato, embora não o sejam ainda de direito! ”, disse Dom José. Com essa frase o próprio padre Delton aceitou que se tratava de comunidade e assumiu postura de fundador da mesma.

Aquisição da rádio

Em agosto de 2005, em Rialma, Pe. Delton Filho foi convidado para cobrir as férias da locutora Elza Maria no programa Bom Dia Família da Rádio Difusora de Ceres. Terminado este período, devido ao aumento da audiência, Pe. Delton Filho assume o programa definitivamente e Elza Maria é transferida para outro programa da rádio. Aos dois de dezembro de 2005, a então Rádio Difusora de Ceres passa a se chamar Rádio Coração Fiel e a veicular programação 100% católica e sem propagandas comerciais após sua aquisição pela comunidade Coração Fiel. No dia 23 do mesmo mês, Dom José Chaves, então bispo de Uruaçu, preside santa missa por ocasião da transferência da rádio para Rialma. (Fotos 2 a 4)

:: Veja história da Rádio Coração Fiel

Pastoral da Comunicação

Desde sua fundação em 2005, a comunidade assumiu com esmero a função de coordenar a Pastoral da Comunicação – PASCOM – na Diocese de Uruaçu, na qual está radicada. A comunicação está na gênese da atividade missionária da Comunidade Coração Fiel. Desde então, entre outras atividades inerentes à PASCOM, a comunidade tem realizado a cobertura da Romaria de Nossa Senhora da Abadia de Muquém, que hoje é a terceira maior romaria Mariana do Brasil.

Hoje, padre Delton Filho, fundador da comunidade Coração Fiel é coordenador da Pascom Diocesana e vice coordenador da Pascom na Regional Centro-Oeste. Através de seu fundador e missionários, a comunidade tem empenhado em formar comunicadores para a igreja, não só na Diocese de Uruaçu, mas também em todo Regional Centro-Oeste. De maneira particular, tem feito isso através da Escola Diocesana de Comunicação, que em três edições, já formou mais de uma centena de comunicadores para atuar como agentes de Pascom em suas paróquias.

Missa da Misericórdia

Tão logo iniciados os trabalhos missionários em Rialma, a comunidade sempre esteve presente na vida do povo desta cidade e, de maneira singular, na Missa da Misericórdia. Celebrada desde 2005, primeiramente na pequena área na frente da rádio e hoje no Quintal do Meu Senhor, a Missa que é a oração por excelência e ponto máximo da espiritualidade da comunidade Coração Fiel, é também o momento de encontro entre a comunidade e o povo que lhe foi confiada a evangelização. Transmitida pelo rádio, alcança não somente a cidade de Rialma, mas todo vale do São Patrício pela AM 1250 e o mundo todo pela internet.

Reconhecimento Diocesano

Em janeiro de 2012, Dom Messias dos Reis Silveira, bispo diocesano, reconheceu oficialmente a Comunidade Coração Fiel como Associação Privada de Fiéis de Direito Diocesano. Hoje, a comunidade exerce seu chamado de ter e favorecer um encontro pessoal com Jesus Cristo, anunciando a misericórdia que brota de Seu fiel Coração. Radicada na cidade de Rialma, vive em plena comunhão com seu bispo e, consequentemente, com a igreja. Missionária, a comunidade anuncia nos cinco continentes a fidelidade do Coração de Jesus.

“Hoje eu representando a mão de Deus …seguro nas mãos desta menina que já mais de seis anos, vem caminhando, fazendo história na nossa diocese… a esta menina chamada Coração Fiel eu digo: Levanta-te continue a andar, é obra de Deus, Deus acredita em vocês!” Dom Messias dos Reis Silveira, homilia do reconhecimento diocesano da comunidade Coração Fiel. Janeiro de 2012

 

 

Missão

A comunidade Coração Fiel nasceu missionária. Seja pelos meios de comunicação, encontros de oração, música ou formações, a comunidade tem a missão de levar o evangelho pelos quatro cantos do mundo, empenhando-se para que cada pessoa alcançada tenha um encontro com o Coração de Jesus.

O trabalho santificado é um meio de manifestar ao mundo aquilo que vivemos na intimidade do Coração Fiel de Jesus. Iniciamos nossa missão de favorecer um encontro pessoal com o Coração de Jesus através dos meios de comunicação que a Diocese de Uruaçu, através do sr. Bispo Dom José Chaves, nos confiou.

Desde o início de seus trabalhos missionários, a comunidade já percorreu os cinco continentes, levando o evangelho e fazendo comunicação, seja através da pregação em encontros, shows, peregrinações, coberturas de eventos e formação humana e espiritual.

Veja um pequeno histórico de alguns eventos marcantes nas atividades missionárias da comunidade Coração Fiel:

  • Cobertura das JMJ Sydney (2008) e Rio de Janeiro (2013);
  • Beatificação João Paulo II e João XXIII (2014);
  • Visita ao Santuário da Divina Misericórdia, na Polônia (2014);
  • Primeira missão Comunidade Coração Fiel no Japão (2014);
  • Primeira missão do Padre Delton na Europa (Bélgica, Holanda, Espanha e Inglaterra) (2015);
  • Segunda Missão da Comunidade Coração Fiel no Japão (2015);
  • Cerimônia de oblação dos primeiros fiéis oblatos no Japão (2015);
  • Peregrinação à Terra Santa e lugares Santos (2016);
  • Primeira missão da Comunidade Coração Fiel nos EUA (2016);
  • Segunda Missão da Comunidade Coração Fiel na Europa (2016);

 

 

Audiovisuais

Nas palavras de nosso fundador, cada produto de evangelização que a comunidade Coração Fiel produz contém uma profecia para a vida de quem o lê/ouve. Conheça alguns produtos de evangelização que a comunidade Coração Fiel produziu nestes anos:

CD Junto ao Coração – 2004

O CD Junto ao Coração, nasceu da necessidade da estruturação e evangelização da recém criada Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Goianésia-Go, onde o Pe.  Delton Filho servia como Vigário Paroquial. Dotado de uma bela voz e uma profunda espiritualidade carismática, incentivado pelo irmão no sacerdócio e seu Pároco, Pe. José Francisco decidiu gravar seu primeiro CD, colocando seu dom musical a serviço da evangelização. Este CD é composto de 14 músicas que vão do PopRock ao Erudito. Tendo como músicas de trabalho: “Junto ao Coração”, seguida de Emannuel, que foi tema da Jornada Mundial da Juventude do ano 2000, em Roma. Conta com a participação de cantores renomados no mundo católico como, Adriana Arydes, Eliana Ribeiro, Laércio Oliveira, Eugênio Jorge e Celina Borges. Foi lançado em 2004 sendo, ainda, muito solicitado por diversos públicos.

 

Salmos da Liturgia das horas – 2011

A Liturgia das horas é uma antiga oração da Igreja Católica Apostólica Romana. É a oração que santifica as horas; constituída pelas “Laudes”, que é a oração da manhã, a “Hora Média”, oração do início da tarde, “Vésperas” para o final da tarde e as “Completas” que é a última oração a ser realizada, após o exame de consciência noturno. O Cd de Salmos da Liturgia das horas, foi a realização de um sonho antigo do Pe. Delton Filho, que nunca escondeu seu grande amor pela Mãe Igreja. Para ele, a produção de um CD como este poderia ajudar nos momentos de oração nos seminários, casas religiosas, comunidades de vida e também todos aqueles que apreciam a oração da liturgia das horas.

Este CD foi lançado no ano de 2011 e sua procura é muito grande, criado para ajudar a Igreja, tem alcançado muitos leigos que aprenderam a apreciar a oração das horas cantando e rezando com ele.

Como Jesus de Nazaré – 2013

24-como-jesus-de-nazareEste livro faz com que o leitor olhe para Jesus de Nazaré e muito além de enxergar apenas o Messias, você encontrará um Homem que veio ao mundo para nos salvar. Nascido há dois milênios, época em que a ciência e a tecnologia eram extremamente distintas das encontradas em nossos dias, Jesus foi inteligente e quis apenas o que era absolutamente certo.

Era Deus e, assim como nós, humano, e soube ser amigo e líder. Mostrou-nos que o segredo para o extraordinário está nos detalhes, nas coisas do dia a dia. Jesus provou com a própria vida que o ser humano pode ser melhor. Portanto, espelhemo-nos em Sua imagem e em Sua história e declaremos: quero ser como Jesus de Nazaré.

O livro, “Como Jesus de Nazaré” nos revela um ‘homem’ feliz, um ‘homem’ que deu certo.

CD É Preciso Orar – 2015

25-cd-e-preciso-orarO ano de 2015 é muito significativo para mim. Graças a Deus, celebro 20 anos desde que decidi radicalmente seguir os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo. É também o ano em que a Comunidade Coração Fiel celebra 10 anos de fundação. São 14 anos de sacerdócio vividos na profunda convicção de ser um homem que recebeu mais do que pediu e mais do que merece. Como não chegar à conclusão de que ‘É preciso Orar’? Se alguma coisa foi feita até aqui, é porque oramos. Se ainda falta é porque ainda não oramos o suficiente. Santo Agostinho afirmou:

“Assim, a oração que se eleva, com toda pureza, de um coração fiel, é como o incenso que sobe do altar sagrado. Não há aroma mais agradável a Deus: possam todos os fiéis oferecê-lo ao Senhor”.
A Palavra ordena: “Orai sem cessar!”(1Tess 5,17). O que ouvimos de Jesus? “Coragem eu Venci o Mundo!” (Jo 16,33). De que forma Jesus pôde vencer o mundo? Se serviu de exércitos? Tinha dinheiro ou influência política? Como um carpinteiro, nascido num pequeno país humilhado pelo poder humano, pode vencer o mundo? A grande vitória que Deus concedeu a Jesus lhe veio porque Ele era um homem de oração. Não poucas vezes a Bíblia relata que Jesus se “recolhia em lugares desertos para orar! ”. Existe um segredo, um mistério, um poder sobrenatural que flui através da oração. Enquanto orava, Jesus estabelecia uma intimidade com o Pai; “O Pai está comigo! ”, afirmou. Esta certeza lhe garantiu a fidelidade de coração. A oração fideliza o coração!
Essas canções querem celebrar, profetizar e realizar tudo isso, em Nome do Senhor Jesus!

Louvado seja Deus! Gratidão a todos os que participaram deste projeto: músicos, arranjadores, técnicos, intercessores, benfeitores, amigos fieis. A toda Comunidade Coração Fiel! Estas canções sejam um ‘convite irrecusável’ a falar com Deus. Assim terá valido a pena todo o esforço, sofrimento e lágrimas que foram semeados para a conclusão deste trabalho!

Cidade Fiel

26-cidade-fiel“Este lugar tem uma benção para você! ” Foi assim que o fundador da Comunidade Coração Fiel, Pe. Delton Filho anuncio o início das obras no terreno onde será construída a Cidade Fiel. Uma área de 48.400,00², as margens da BR 153, KM 301. Este é o lugar que Deus escolheu para construir a Cidade Fiel.

Segundo Pe. Delton Filho, este lugar será para oração, retiros, eventos, e também para construção da casa que acolhe todos os missionários da Comunidade Coração Fiel. Todas as casas onde os missionários e o próprio Pe. Delton Filho moram são alugadas. A Cidade Fiel vai comportar todas as necessidades da Comunidade Coração Fiel, seja espaço para missão, (Complexo de Evangelização), oração, evangelização pelos meios de Comunicação e também a formação dos missionários.

Que o Sagrado Coração de Jesus, e o Imaculado Coração de Maria, esteja com nossa Comunidade. Pela intercessão do agora Santo João Paulo II, essa construção seja para a continuação da Missa da Igreja e para expansão do Carisma Coração Fiel para os quatro cantos do mundo!