Cidade de São Paulo de Olivença

São Paulo de Olivença é um cidade do estado do Amazonas, desmembrado do município de Tefé e elevado a categoria de VILA, ganhando assim sua emancipação politica em 31 de maio de 1882. O município possui 67 comunidades/localidades – não indígenas e indígenas. A população indígena no município alcança mais de 15.000 pessoas entre varias etnias e a população total chega a 35.757 habitantes.

Os rios que banham os Paulivenses, é assim que são chamados os que moram em São Paulo de Olivença, são, Solimões e Jandiatuba. O município limita-se com as cidades de Amaturá, Jutaí, Benjamim Constant, Tabatinga, e Santo Antônio do Içá. O município  se desenvolveu sobre um matriz social eminentemente católica, tanto devido `a colonização quanto a imigração.

Ainda hoje a maioria dos Paulivenses são católicos. A grande fonte de renda da cidade é a pesca e o comércio. Na área da saúde, o saudoso Dom Adalberto Marzi, entrou para história da cidade quando em 31 de maio de 1968 lançou a pedra fundamental do Hospital Santa Izabel que foi inaugurado três anos depois, em 1971 com serviços de ambulatório.

São Paulo de Olivença hoje conta com o trabalho missionário de dois Sacerdotes, Pe Marcelo Gualberto e Pe Isaias Daniel, as missionárias Capuchinhas, as Irmãs Cordimariana, a Comunidade Aliança de Misericórdia e também a Comunidade Coração Fiel que está na cidade desde o dia 04 de março de 2017.

Oremos pela cidade de São Paulo de Olivença, pelo povo tão acolhedor e alegre. Rezemos por todos os missionários que doaram e doam sua vida por amor a Jesus e a Santa Igreja católica nesta terra.

Saiba mais sobre a missão a Comunidade Coração Fiel na Amzônia

:: Missão na Amazônia: Oração e pregação na Escola Monsenhor Evangelista Cefalonia

:: Missão na Amazônia: Visita aos enfermos

Rondiney Arantes Missionário da Comunidade Coração Fiel

Um comentário em “Cidade de São Paulo de Olivença

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *