Eu Sou o Que Escuto? A influência da Música na mente e na formação do Jovem.

Sim! Essa afirmação é fácil de defender. O ser humano é o único capaz de escutar e de falar, porque é o único criado a imagem e semelhança d’Aquele que é a Palavra cheia de verdade e a escuta cheia de amor. “Escuta, Israel” (Deut.6,4).
O povo que traz a Palavra de Deus é o povo de escuta. O próprio Jesus disse: “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as reconheço e elas me seguem” (Jo 10,27). O Papa Emérito Bento XVI ensina: ” A escuta da Palavra é encontro pessoal com o Senhor da vida, um encontro que deve traduzir-se em escolhas concretas e tornar-se caminho e seguimento”.
Posso concluir que foi escutando que conheci Jesus Cristo. Essa afirmação São Paulo escreve em, (Romanos 10,17), ” A fé provém da pregação”. Se eu sou cristão é porque eu escutei a Palavra de Deus. Se eu creio é porque eu escutei primeiro e acreditei pelo testemunho de fé e pela palavra que foi anunciada.
Eu creio em Deus Pai todo poderoso!
Eu creio em Jesus Cristo!
Eu creio no Espirito Santo!
Eu sou o que escuto? Sim! Eu sou cristão, católico e missionário, por que eu escutei a Deus através dos irmãos, da Igreja, dos padres, bispos e do Papa. Eu sou o que escuto! Você agora pode se perguntar: O que eu escuto? Pois o que você escuta pode, e, muitas vezes influência suas ações, decisões, comportamento e até seus ideais. Dentre tudo que você escuta, eu quero me deter nas músicas. Quero falar sobre o que a música tem feito na vida de muitas pessoas.
É completamente comum encontrar casais que se identificam com uma música, “essa é a trilha sonora da nossa vida”.
Quando ouço essa música me lembro do meu pai que já faleceu. Muitas vezes eu já ouvi: “essa música marcou minha vida, eu escutei no meu primeiro acampamento de jovens”. É verdade, música influencia nossas decisões e emoções. Onde eu quero que você fique atento? Com o conteúdo, o texto, as frases e palavras de cada música. Se eu sou o que eu escuto, seu você é o que escuta, cuidado com a letra da música que você ouve.
Muitas músicas de hoje incentiva ao sexo desordenado e descomprometido: ‘delete’ essas músicas da sua vida.
Em 2018, uma música com letras incentivando o estupro foi censurada. O autor precisou mudar a letra. Para nós cristãos não é só o incentivo ao estupro que deve ser censurado, o incentivo a promiscuidade, ao sexo antes do casamento, a bebedeira, a exposição da mulher como objeto, ou seja tudo que fere a fé, os valores, o respeito, e a doutrina católica, precisa ser ‘ deletado’ da nossa vida.
Ouvir uma boa música não constitui pecado. Selecione bem o que você vai ouvir.
Ouvir música ruim, com letra contra o que acreditamos não constitui pecado, desde que você ouça para ensinar que o que está sendo cantado é errado e fere o que a Santa Igreja de Cristo ensina.
Se eu sou o que escuto, eu quero escutar a Deus, pois Deus me ama.
Você vai escuta o que?

Missionário Rondiney Arantes
Comunidade Coração Fiel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *