Francisco é capa da National Geographic em agosto

National-Geographic-Cover

Washington (RV) – “Papa Francisco transforma o Vaticano”. Com este título, a edição estadunidense de agosto da National Geographic dedica a capa ao Papa Francisco, acompanhada por uma ampla reportagem sobre o primeiro Pontífice latino-americano. A edição, com fotos de Dave Yoder, será lançada junto com o livro “Pope Francis and the New Vatican”, escrito por Robert Draper.

O fotógrafo da National Geographic, Yoder, passou cerca de seis meses seguindo os passos do Papa em Roma e no Vaticano, enquanto Draper dedicava um mês para conversar com autoridades vaticanas em Roma e três semanas na Argentina falando com amigos de Bergoglio.

Foco

A reportagem que tem por título “O Papa mudará o Vaticano ou o Vaticano mudará o Papa?” fala do foco do pontificado de Francisco nos pobres e na reforma da Cúria. A matéria é ilustrada com testemunhos e histórias recolhidas por Draper e as muitas imagens captadas por Yoder. O fotógrafo afirmou estar “impressionado com o entusiasmo de Francisco ao interagir com as pessoas comuns”.

A revista destaca alguns pontos do pontificado de Bergoglio. “Ao longo de numerosas entrevistas com autoridades do Vaticano – muitas das quais afirmaram que o Papa é um enigma – aprendemos mais sobre a postura de Francisco em relação a uma série de assuntos”, dizem os editores.

Personalidade

Jorge Mario Bergoglio escolheu o nome de Francisco em homenagem a São Francisco, conhecido também como “defensor dos pobres”. O Papa recusou-se a andar em um carro de luxo e optou em viver em uma casa de hóspedes ao invés do tradicional apartamento papal, no Palácio Apostólico.

Nos primeiros dois meses, ele já deixava claro que imprimiria um estilo diferente no papado. Francisco escolheu passar a Quinta-feira Santa em uma prisão juvenil, lavando os pés dos reclusos e rezando. Ele faz piadas sem perder a compostura e gosta de improvisar. No entanto, seus amigos mais próximos na Argentina, o descreveram como um “jogador de xadrez”. Seus amigos também afirmam saber que ele quer passar seus últimos dias “em casa”, desejo já manifestado pelo próprio Francisco, escrevem os autores da reportagem. (JE)

Fonte: Rádio Vaticano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *