Social

Projeto Coração Livre

O Carisma Coração Fiel nasceu para: Ter e favorecer um encontro pessoal com o Senhor Jesus. Anunciando a Divina Misericórdia que brota de seu Fiel Coração. Para conquistar e reconquistar corações para Cristo e sua Igreja.

No ano de 2015 iniciamos uma missão nos cárceres da cidade de Rialma através do projeto – ‘Coração Livre’. O primeiro fundamento deste projeto é o evangelho. Jesus disse: “Estive preso e me visitaste” (Mateus. 25,36). O próprio Jesus Cristo foi um preso. Depois dele, os apóstolos também foram presos, recebiam visitas e se correspondiam por cartas com os demais cristãos.

O segundo é o Estatuto Canônico da Comunidade Coração Fiel no número (05), “Além de evangelizar pelos meios de comunicação, desejamos levar Jesus a todos os ambientes e através dos meios que Ele nos revelar capazes, por exemplo, através da música, artes, pregações, formação humana, obras de caridade.” Podemos entender obra de caridade como, obras de misericórdia, em especial a sexta obra de misericórdia corpora: ‘Visitar os Presos’.

Como Comunidade Coração Fiel, queremos favorecer este encontro pessoal com Jesus a todos os encarcerados, agentes prisionais e seus familiares; ser presença de Cristo e de sua Igreja no mundo dos cárceres, desenvolvendo todos os trabalhos que essa presença vem a exigir.

Em unidade com a Pastoral Carcerária, que já realiza está missão como serviço organizado da CNBB desde 1986, descrevemos aqui as características deste projeto:
1)  Está junto das pessoas privadas de liberdade;

2) Favorecer um encontro pessoal com Jesus a todos os encarcerados e agentes prisionais e seus familiares;

3)  Busca a Libertação integral através de uma espiritualidade carismática;

4) Uma preparação para o recebimento dos sacramentos que a Igreja denomina de INICIAÇÃO à vida cristã;

5) Luta para cancelar toda legislação e normas contrárias à dignidade e aos direitos fundamentais às pessoas privadas de liberdade, assim como as leis que dificultam o exercício da liberdade religiosa em benefício dos reclusos e busca, a quem transgrida o caminho, o resgate e uma nova e positiva inserção na sociedade.

Natal da Esperança

Em 2010, a Comunidade Coração Fiel dava inicio ao primeiro Natal da Esperança da história deste carisma.

Desde o nascimento da Comunidade Coração Fiel, em 2005, houve uma preocupação do nosso fundador, Pe Delton Filho, com as pessoas mais carentes; sentíamos um chamado a viver e praticar as Obras de Misericórdia. No ano de 2010, um projeto foi executado durante o mês de dezembro: o 1º Natal da Esperança. Foi baseado na Obra de Misericórdia ‘Dar de comer aos famintos’, fundamentado em  “Por que tive fome e me deste de comer” (Mateus 25, 35).

O Natal da Esperança essencialmente busca alimentar as pessoas carentes nas suas duas maiores necessidades, alimentar o corpo e ‘alimentar’ a Alma. A alimentação do corpo é proporcionada pela doação de ‘Cestas Básicas’ para as famílias visitadas pelos missionários da Comunidade Coração Fiel. A ‘alimentação’ da Alma acontece com a oração pelas famílias, a partilha da Palavra de Deus com as mesmas.

Nosso carisma nos convida a favorecermos um encontro pessoal com Jesus para todos que encontrarmos. Esse encontro precisa acontecer em todos os lugares e de todas as formas que o Coração de Jesus assim o quiser, sendo assim o Natal da Esperança é uma ‘maneira’ de favorecer as famílias carentes um ENCONTRO PESSOAL COM JESUS.