Lectio Divina

A leitura orante da Bíblia, ou Lectio Divina, é um alimento necessário para a nossa vida espiritual. A partir desta oração, conscientes do plano de Deus e sua vontade, nós podemos crescer em sabedoria e graça.

Como fazer a LECTIO DIVINA?

A LECTIO DIVINA tradicionalmente é uma oração individual, porém, podemos fazê-la em grupos. O importante é rezar com a Palavra de Deus lembrando o Concílio Vaticano II, relembrando a mais antiga tradição católica, que conhecer a Sagrada Escritura é conhecer o próprio Cristo. Os monges diziam que a LECTIO DIVINA é a escada espiritual dos monges, mas é também a de todo cristão!

Passos da LECTIO DIVINA?

Oração inicial: Comece invocando o Espírito Santo, que nos faz conhecer e querer fazer a vontade de Deus.

Ler: Leia, com calma e atenção, um pequeno trecho da Bíblia (Em nossa comunidade utilizamos a Liturgia do dia (Leitura -Salmo- Evangelho)). Leia o texto quantas vezes forem necessárias. Procure identificar aquilo que mais falou com você durante a leitura, aquilo que te inquietou, sublinhe em sua Bíblia ou na Liturgia.

Meditar: É hora de saborear a Palavra de Deus e não apenas estudá-la. Confronte este trecho com a sua vida. Feche os olhos, isto pode ajudar. Concentre-se, ore com a Palavra!

Rezar com a Palavra: Toda boa meditação desemboca naturalmente na oração. É o momento de responder a Deus após havê-lo escutado. Esta oração é um diálogo pessoal! Não se preocupe em preparar palavras, fale na simplicidade e sinceridade do seu coração sem se esquecer de louvar.

Conserve a Palavra de Deus na vida: Leve a Palavra de Deus e o fruto desta oração para a sua vida. Faça o propósito de viver a Palavra. Aqui em nossa comunidade colocamos em um papel aquele trecho que mais falou conosco e, levamos para nosso trabalho, nosso dia a dia e, no caminhar do dia, trazemos a Palavra que guardamos e, creia, somos consolados e iluminados por ela.

Exame de Consciência: A noite, antes de dormir, volte a Palavra e se pergunte como a viveu durante o dia, faça um bom exame de consciência e, se no final perceber que não conseguiu ser fiel, faça o propósito com Deus e consigo mesmo de ser melhor no dia seguinte. Caso seja preciso, procure a confissão.

A Lectio Divina nos ajuda a caminhar melhor diante de Deus, nos da força para seguirmos adiante e nos revela a nós mesmos! Aproveite este mês de Setembro, em que nossa Igreja dedica a Bíblia, e viva uma intimidade maior com a Santa Palavra de Deus!

Editoria Informativo “Eu sou Coração Fiel”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *