26ª Semana do Tempo Comum- Santa Doroteia

Êx 23,20-23

Leitura do Livro do Êxodo.

Assim diz o Senhor: 20“Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. 21Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões, e nele está o meu nome. 22Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários. 23O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos ferezeus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus, e eu os exterminarei”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Sl 90

— O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

— O Senhor deu uma ordem aos seus Anjos, para em todos os caminhos te guardarem.

— Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”.

— Do caçador e do seu laço ele te livra. Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, com seu escudo e suas armas, defender-te.

— Não temerás terror algum durante a noite, nem a flecha disparada em pleno dia; nem a peste que caminha pelo escuro, nem a desgraça que devasta ao meio-dia.

— Nenhum mal há de chegar perto de ti, nem a desgraça baterá à tua porta; pois o Senhor deu uma ordem a seus Anjos para em todos os caminhos te guardarem.

Mt 18,1-5.10

 Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquela hora, 1os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?”2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Santa Doroteia, escolheu viver a castidade, a oração e o jejum

Nascida em Cesareia da Capadócia no Século III, Santa Doroteia teve seus pais martirizados. Em sua liberdade e formação herdada principalmente dos pais, Doroteia escolheu viver sua juventude na castidade perfeita (virgindade consagrada), em jejum e com muita oração, atraindo desta maneira a afeição daqueles que eram testemunhas de sua humildade, doçura e prudência.

Doroteia foi uma das primeiras vítimas do governador Fabrício, que recebeu ordens imperiais para exterminar a religião cristã. Após um interrogatório, que não a fez renunciar a Jesus, ela continuava cheia de alegria, e dizia: “Tenho pressa de chegar junto de Jesus, meu Senhor, que chamou para si os meus pais”.

Teófilo, um advogado, em tom de brincadeira, disse para Doroteia que enviasse do jardim de seu esposo frutos ou rosas, e Doroteia, levando a sério, disse que se ele acreditasse em Deus ela faria o que ele havia pedido.

Aconteceu que antes dela morrer, pediu uns instantes para rezar, chamou um menino de seis anos e entregou-lhe o lenço com o qual havia enxugado o rosto a fim de que chegasse para o advogado Teófilo.

O menino entregou o lenço, justamente na hora em que Doroteia foi decapitada (no ano de 304) e Teófilo entendeu a mensagem de Cristo, e de perseguidor dos cristãos, converteu-se pelo testemunho e intercessão da santa mártir aceitando livremente morrer decapitado por causa do nome de Jesus.

Santa Doroteia, rogai por nós!

Formações

Vocação: para quê eu nasci?

Quando pensamos em Vocação precisamos pensar também em felicidade. Eu e você temos o direito de sermos felizes. Nós não nascemos para a tristeza. Nascemos para a alegria....

Deus é maior e mais que seus problemas

Deus é maior e mais que tudo... é bondade, é amor, é justiça... Deus é compaixão, é misericórdia... Deus é Pai! Um Pai de verdade, e um pai de verdade não deixa seus...

A Humildade

Por que é tão difícil ser humilde? Muita gente se diz humilde, chega até a dizer: “Eu não merecia isso, sou tão humilde!”. Será mesmo? Será que o humilde se levanta...

Somos mais que vencedores

Bom poder afirmar “Eu confio em Nosso Senhor!”, "Ele é meu amparo, meu porto seguro". Nosso Senhor cuida de nós, cuida daqueles que n´Ele esperam e confiam. Todos nós...

Fiel Oblato

Comunidade Coração Fiel acredita que todos que se aproximam dela são convidados pelo Coração de Jesus. É Ele novamente dizendo: "Vem e segue-me!". O Fiel Oblato ouve este...

Oração pelo Projeto Junto Ao Coração

Precisamos rezar pelo Projeto Junto ao Coração, #pjc? Sim! Precisamos rezar muito pelo #pjc. Este projeto precisa muito da proteção de Deus e da inspiração do Espirito...