Livre para fazer o que é certo

“A liberdade alcança sua perfeição quando está ordenada para Deus.” (cat. 1731)

Tudo aquilo que não nos direciona a este fim compromete gravemente nossa liberdade. O que nos lança no imediatismo em  que vivemos nos dias de hoje entorpece nossa capacidade de identificar e reagir àquilo que é mal e só a experiência com o Coração de Jesus, pode nos fazer verdadeiramente livres. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8,31-32).

Se Deus não nos tivesse feito livres, seriamos como robôs, não seríamos semelhantes a Ele. Deus nos fez livres, capazes de escolher entre o bem e o mal. Muitos se enganam pensando que ser livre é poder dizer: “Eu faço o que quero”. Muitos pensam que ser livre é não ter leis a obedecer. É um engano.

Ser livre não é fazer o que queremos. A liberdade não depende só do corpo, mas também da disposição do coração. Mesmo que estejamos presos numa cela ou enfermos numa cama, ainda assim é possível ser livre, porque nada e ninguém podem aprisionar o coração, a não ser que permitamos.

A pior prisão é aquela que nos faz dependentes dos instintos, quando permitimos ser conduzidos pela própria vontade. A liberdade, portanto, não é estar livre de leis e verdades, mas é estar livre de nossos vícios. É obedecer de forma autêntica a vontade de Deus. E quem pode nos dar a graça da liberdade escolhendo o que é certo é o Espírito Santo. Somente o Espírito Santo move o coração para viver o mistério da liberdade sob a obediência diante do querer de Deus para nós. Só Ele nos torna livres e dóceis para escolhermos o que é certo.

Em nossa Comunidade experimentamos essa liberdade submetendo nossa vontade sob o querer de Deus que passa pela autoridade. Isso nos faz livres! Isso nos faz fazer o que é certo. Isso nos faz fazer o que Deus quer e isso é liberdade.

Que tal você também fazer esta experiência?

Não há liberdade longe do Coração de Jesus, longe de Sua santa vontade!

Paula Gontijo

Missionária Consagrada

Comunidade Coração Fiel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *