Maria… Nos ensina a ser misericórdia

Neste mês de maio,quero convidar todos a viver com intensidade este Ano Santo,tendo Maria como Mãe e mestra da misericórdia. O pai escolheu Maria através dela a misericórdia d’Ele chegou a todos nós.Ela mesma disse que a partir do seu sim “a Misericórdia do Pai se estende de geração em geração,sobre os que o temem”(conf. Lc 1,50). Assim,com o seu exemplo,Maria quer nos ensinar a ser misericórdia.

Maria nos ensina a ser misericórdia porque é a serva do pai misericordioso. Ao responder seu sim ao anjo,Maria se denomina a “serva do Senhor”. Como Deus é Misericórdia,Maria é a serva da Misericórdia de Deus. “Quis o pai das Misericórdias que a Encarnação fosse precedida pela aceitação daquela que era predestinada a ser Mãe de seu  Filho,para que assim como uma mulher contribuiu para a morte,uma mulher também contribuísse para a vida” (CIC 488). Através da encarnação do Filho no seu ventre,Maria testemunha e torna-se instrumento da misericórdia do Pai para a humanidade.

Maria nos ensina a ser misericórdia porque é a serva dos necessitados.Ao saber pelo anjo que sua parenta idosa Isabel estava grávida,Maria não pensou duas vezes,”se levantou e foi  às pressas às montanhas,a uma cidade de Judá”(Lc 1,39),e fez uma longa caminhada para servir a Isabel. Você já parou para pensar quantas pessoas nesse momento necessitam de nós? Todavia,nós muitas vezes,estamos cegos e presos ao egoísmo e ao individualismo! Maria, ao servir Isabel três meses,nos ensina a ser misericórdia na vida dos nossos irmãos.
Maria também é testemunha da misericórdia que brota do Coração de Jesus na cruz. “Ao pé da Cruz,Maria,juntamente com João,o discípulo do amor,é testemunha das palavras de perdão que saem dos lábios de Jesus. O perdão supremo oferecido a quem o crucificou,mostra-nos até onde pode chegar a misericórdia de Deus. Maria atesta que a misericórdia do Filho de Deus não tem limites e alcança a todos sem excluir ninguém”(Misericordiae  Vultus,24).

Por tudo isto,após sermos alvos da misericórdia do pai,não há outra coisa a dizer,se não as palavras de Maria: Eis aqui os servos da misericórdia do Senhor,faça-se em nós segundo a sua palavra! Devemos reconhecer Jesus como nosso Salvador e Redentor e abraçar a caminhada de Cristo com alegria perfeita! Precisamos confiar nossa história e vocação aos cuidados de Maria, e nos colocar a caminho na estrada que nos leva ao pai,testemunhando,servindo e sendo misericórdia na vida de nossos irmãos! Salve Rainha,Mãe de Misericórdia!

Claudio P. Chaves

Discípulo de Aliança

Comunidade Coração Fiel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *