O Coração de Jesus me ensina a viver a castidade

A castidade é uma linda virtude,que influencia nossa vida moral e espiritual. Uma pessoa casta é mais livre,mais feliz. Adquire saúde do corpo e da alma. Porém, sabemos que a castidade em nossa vida precisa ser também uma vivência a partir de uma decisão e consciência de sua  importância. E acima de tudo,é vontade de Deus. É caminho de santidade, de pureza.

 A sexta bem aventurança proclama: “Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus”(Mt 5,8). A expressão “puros de coração” designa aqueles que entregaram o coração e a inteligência às exigências da santidade de Deus,principalmente  em  três campos: a caridade,a castidade e a retidão sexual,o amor à verdade e à ortodoxia da fé”(CIC 2518) . Por causa do pecado original fomos manchados, mas pelo sangue de Cristo somos limpos. E o seu Sagrado Coração é fonte inesgotável de todas as virtudes, é fonte de vida e santidade. A Ele devemos recorrer para que alcancemos a virtude da castidade em nós. O Coração do Senhor é puro, sem mancha alguma de pecado. É um Coração inteiro, pois a perfeita obediência ao Pai não o fez dividido em momento algum, principalmente na paixão.

Olhar para esse Coração já é um gesto de desejo de se viver a castidade. O mundo necessita do testemunho de pessoas que vivam a castidade, para crer que é possível ser feliz tendo um coração puro e casto.

É bom lembrar que a castidade vai além da genitalidade, a castidade verdadeira é aquela que nos faz ter um coração indiviso, ou seja, que não se divide sendo fiel ao que acredita até o fim! Ser casto é, como Jesus , compreender que podemos ser felizes mesmo em meio às tribulações, às críticas, aos medos e perseguições! É olhar para o Coração de Jesus e apesar da dor e da humilhação, crer que existe um Céu e lá nesse Céu , um Pai que nos ama com  um amor incondicional! Olhar o Coração de Jesus nos fortalece e nos encoraja na busca da santidade, certos que não há santidade sem castidade!

Na hora da dificuldade, em meio a esse mundo tão conturbado e cheio de prazeres vãos, recolha -se no Coração de Jesus , na certeza que Ele da vida ao nosso coração e nos faz desejar caminhar na vida plena, na obediência ao chamado de uma vida casta! Tenha coragem de abraçar essa graça de Deus.

Taíssa Daniela do Couto

Missionária Consagrada

Comunidade Coração Fiel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *