São José, o pai providente!

Tudo que Deus faz ordena-se para o bem. E no quesito obedecer a Deus e confiar, São José tem muito a nos ensinar. Ele é um pai providente.

O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que Deus criou o mundo “em caminhada”, quer dizer, não o criou inteiramente pronto. Então, todas as ações de Deus nos conduzem à esta perfeição; a este conjunto de ações chamamos de divina providência. Seria um erro reduzir a divina providência somente a questões financeiras. Tudo que Deus faz é obra de perfeição, que nos conduz à santidade. Providência de Deus em nossa vida é caminho de santidade. E, para nós católicos, São José, que é Patrono da Igreja, é um pai providente.

São José foi alvo deste grande amor de Deus e permitiu que a providência divina fosse plena em sua vida. Foi escolhido para ser pai do Filho de Deus. Quanta responsabilidade! São José foi canal da providência divina na Sagrada Família. Protetor, proveu não só o alimento, mas também segurança a Maria e a Jesus: “Depois de sua partida, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar. José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito.”  Mt 2,13-14. Perceba o cuidado de Deus, sua providência! Escolheu São José como canal da providência na Sagrada Família, avisando José em sonho para partir para o Egito. A divina providência envolve todo este cuidado de amor de Deus para conosco afim de que seu plano se cumpra em nossa vida.

Assim como São José foi canal de providência para a Sagrada Família, Ele o é também para aqueles que invocam sua intercessão. Não tenha medo de invocar o glorioso São José em todas as suas necessidades. Na comunidade Coração Fiel, temos especial devoção à São José que é nosso baluarte. Ele que é pai adotivo de Jesus, protetor da Sagrada Família, é também um pai providente para nós. Invoque São José com fé e muita confiança. Deus manifesta sua providência de diversas maneiras, uma delas é pela intercessão dos santos. Não tenha medo de recorrer a São José.

Em todas as nossas necessidades, valei-nos São José!

 

Paulo Franco Machado

Fiel Oblato da Comunidade Coração Fiel

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *