Tempo de advento é tempo de orar!

A cada ano temos a chance de recordar um dos momentos mais lindos da história de salvação: o nascimento de Jesus Cristo. A Igreja, experimenta em lidar com a realidade humana, sabe que precisamos de ajuda para recordar e colher as bênçãos desta celebração festiva. Por isso, a liturgia católica nos oferece um tempo de preparação para o natal, chamado: Advento. O termo nos recorda que O Salvador ‘há de vir’, Advento: há de vir. Ele virá!

A primeira parte do Advento (durante duas semanas) nos ajuda a pensar que um dia o Senhor Jesus voltará definitivamente para instaurar o seu reino. Não apenas por que Ele mesmo nos revelou essa verdade (Mt 24 ss), mas também em resposta ás nossas preces: “Venha a nós o vosso reino! (Mt 6,10)”. O reino de Jesus há de vir para se instalar em nosso meio e, finalmente, não haverá mais choro, nem dor, nem lágrima, nem luto e nem pecado (Ap 21,4ss)! Como precisamos desse ‘reino’, não é verdade? A segunda parte do advento nos encaminha para a reflexão atual dos efeitos do Cristo que nasceu realmente neste mundo. Recorda a proximidade do dia de natal do Senhor. O grande mistério de um Deus infinito que se torna ‘finito’ na pele de um frágil bebê, nascido de uma mulher, numa estrebaria no oriente médio . Aquilo que ocorreu em Belém testemunha o grande mistério do Amor de Deus que quis ficar perto de mim e de você! Deus conosco, Deus Emanuel.

Qual a melhor forma de viver o Advento? Não há dúvida que as realidades espirituais só podem ser vividas corretamente se forem assumidas na oração! Orai sem cessar, diz a Palavra de Deus (1Tes 5,17)! O próprio Jesus afirmou: “sem mim nada podeis fazer” (jo 15,5). É por isso que nosso socorro certo só pode vir quando nos dispomos a ‘falar com Deus’. Observe que falar com Deus indica diálogo: duas pessoas falam uma de cada vez. Por vezes pensamos que a oração é apenas aquilo que nós falamos a Deus. Mas a verdadeira oração exige ‘escuta’. Reserve tempo para falar com Deus, mas também se disponha a ‘escutar’ o que Ele tem a lhe dizer! Faça isso por meio da meditação do Evangelho de cada dia. Aproveite também a oportunidade de estar diante de Jesus no Santíssimo Sacramento, na capela da tua paróquia. Dedique algum tempo de oração nalgum lugar quieto da tua casa, no início do dia. Isso trará saúde espiritual para você, e te ajudará a viver bem este tempo do Advento!

Pe. Delton Filho

Comunidade Coração Fiel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *