Um Conselho do Coração de Jesus: Obediência

Nesse conselho, deixe-se encharcar por esta qualidade do Coração de Jesus. Ele é Senhor porque “foi obediente até a morte e morte de cruz” (Flipenses 2,8). Não há verdadeira obediência sem cruz, sem sacrifício, sem a oferta de si num gesto de confiança ao Senhor. A carta aos Hebreus nos ensina: “Embora fosse filho de Deus, [Jesus] aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos que teve” (Heb 5,8).
Jesus sofreu para obedecer, mas não o reconhecemos como uma pessoa triste por ter obedecido. Na verdade, a fortaleza de Cristo é mais evidente que qualquer característica depressiva. Pode ser doloroso obedecer, mas a verdadeira obediência não é triste. Obedecer gera felicidade no sentido real da palavra. A obediência gera força, fecundidade e alegria. Precisamos aprender com Jesus, buscando ter os mesmos sentimentos de seu coração. Aprender a escutar e obedecer.
A Jesus devemos entregar tudo! É preciso investir a vida num progresso pessoal de pertença a Jesus. Ele não deve apenas estar ao nosso lado, Jesus deve dominar nossa vida. Quando Jesus for de fato o meu Senhor, acontecerá uma verdadeira transformação de vida. O mundo e a vida terão outro sentido; nossa mentalidade terá sido renovada, curada pelo poder do Senhor. Já dizia o Papa Paulo VI, cujo lema pontifício era “Obediência e Paz”: Fazer o que Deus quer, Querer o que Deus faz! Eis a verdadeira Paz!
Preciso de muita fé para enxergar a Deus através de alguém que tenha legítima autoridade sobre mim. Quem obedece sem enxergar a Deus através daquele que tem autoridade não realiza um ato de obediência. É apenas subserviência. Deus não espera isso de você! Deus merece que o consideremos como o “Senhor”!
Tudo isso depende da fé! Não ha como compreender ou justificar essa realidade sem que tenhamos bem presente o que nos ensina a fé. Trata-se de enxergar pela fé que só posso ser feliz estando onde e quando o Senhor quer! Sem a fé, a dinâmica de um consagrado, de um padre ou até mesmo de um leigo em relação ao seu pároco ou coordenador é uma loucura desumana.
Pela fé tudo é graça. É oportunidade de santificação! É obra do Senhor. Não se trata de uma decisão psicológica. É obra do Espírito Santo Santificador! Clame por Ele enquanto recebe este conselho de obediência!

Livro 7 conselhos do Coração de Jesus
Pe. Delton Filho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *