Vocação: Como descobrir o que Deus quer de mim?

Muitas pessoas ao se depararem com esta pergunta pensam que escutar a Deus é privilégio para alguns, sacerdotes, consagrados, religiosos ou missionários e não se acham capazes ou dignos de escutar a voz de Deus. Mas quero dizer a você: Deus é simples e muitas vezes usa do ordinário para falar ao nosso coração. Ao longo de toda a Escritura, podemos observar que o Senhor sempre manteve uma relação íntima com o homem e essa intimidade se dá pelo diálogo.

Partilho com você três pontos que podem te ajudar neste caminho de escuta da vontade de Deus.

Reserve um tempo para estar com o Senhor! Aqui é preciso uma experiência pessoal, é preciso estar a sós com Jesus. Que tal você se colocar em oração e por um momento ficar sem celular, sem música nem leitura, apenas com o senhor “Quando rezar, entre no seu quarto, feche a porta e reze ao seu Pai” (Mt 6,6).

Fale o que você quer falar! Quando estamos com alguém que confiamos é natural que partilhemos nossa intimidade com esta pessoa. Ninguém mais especial e confiável que o Senhor para acolher o mais precioso que há em nosso coração.

Silencie seu coração para escutar a voz de Deus! É preciso reconhecer a voz de Deus em nossa consciência. As vezes nos deparamos com a seguinte dúvida: Isso vem de Deus? Uma coisa é certa. Deus não se contradiz! Conforme criamos intimidade com o Senhor, reconhecemos com mais rapidez Sua voz em nossa consciência. Ele também nos fala nos fatos, na Bíblia, por meio de uma música ou por intermédio de outra pessoa. Uma coisa é certa quando Deus fala, sua palavra ecoa em nosso coração e o que Ele diz sempre se cumpre.

O meu discernimento vocacional passou pela oração pessoal, pela confirmação da Palavra de Deus, e acompanhamento vocacional. Foi assim que ao longo da minha história vocacional pude colher a vontade de Deus pra mim. Deus me chamou à vida consagrada. Esse processo de escuta continua porque meu sim precisa ser diário, e minha oração após esses 10 anos de vida missionária tem sido: “Que seja para sempre Senhor com a tua graça.”

Não tenha medo de escutar a Voz de Deus, estar na vontade d’Ele é o que nos realiza por inteiro!

 

Missionária Paula Gontijo

Comunidade Coração Fiel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *