A oração do Santo Rosário surgiu aproximadamente no ano 800 á sombra dos mosteiros, como Saltério dos leigos. Dado que os monges rezavam os cento e cinqüenta salmos da Bíblia, os leigos, que em sua maioria não sabiam ler, aprenderam a rezar 150 Pai nossos. Com o passar do tempo, se formaram outros três saltérios com 150 Ave Marias, 150 louvores em honra a Jesus e 150 louvores em honra a Maria.
No ano 1365 fez-se uma combinação dos quatro saltérios, dividindo as 150 Ave Marias em 15 dezenas e colocando um Pai nosso no início de cada uma delas. Em 1500 ficou estabelecido, para cada dezena a meditação de um episódio da vida de Jesus ou Maria, e assim surgiu o Rosário de quinze mistérios. Em 16 de outubro de 2003 o Papa João Paulo II acrescenta um novo bloco de 5 mistérios (mistérios luminosos), para completar as contemplações do mistério de Cristo, totalizando em 20 mistérios.
A palavra Rosário significa “Coroa de Rosas”. A virgem Maria revelou a muitas pessoas que cada vez que rezam uma Ave Maria lhe é entregue ema rosa e por cada Rosário completo lhe é entregue uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo assim, o Rosário a rosa de todas as devoções e, portanto, a mais importante.
O Santo Rosário é considerado a oração perfeita porque junto com ele está a majestosa história de nossa salvação. Com o rosário, meditamos os mistérios de gozo, de dor, vida pública e de glória de Jesus e Maria. É uma oração simples, humilde como Maria. É uma oração que podemos fazer com ela, a Mãe de Deus. Com o Ave Maria a convidamos a rezar por nós. A Virgem sempre nos dá o que pedimos. Ela une sua oração á nossa. Portanto, esta é mais poderosa, porque Maria recebe o que ela pede, Jesus nunca diz não ao que sua mãe lhe pede. Em cada uma de suas aparições, nos convida a rezar o Rosário como uma arma poderosa contra o maligno, para nos trazer a verdadeira paz. O Rosário é composto de dois elementos: oração mental e oração verbal.
Maria é a Mãe Coração Fiel, em um dos números do nosso estatuto diz: “Que a pureza do Coração de Maria há de nos envolver para sempre”. Hoje quero convidar você a fazer uma experiência com Jesus através da devoção à oração do Santo Rosário. Tenho certeza que você experimentará graças e muita paz com esta devoção.