Os Evangelhos de Mateus e Lucas, já nos seus primeiros capítulos, nos apresentam a figura de São José como sendo o homem que Deus escolheu para ser Esposo daquela que seria a Mãe Virginal de Jesus, e consequentemente Pai Adotivo do Filho de Deus.

Como pai adotivo do Verbo Encarnado, cumpristes vossa missão com diligência e fidelidade, obedecendo ao desejo do Pai Eterno, compartilhando seu amor humano com o Amor de Deus que velava sobre o seu Filho recém-nascido na condição humana. Assumindo tal paternidade, vossos braços acolheram diversas vezes o menino Jesus, vossas mãos trabalharam incansavelmente para lhe garantir o alimento e sustento necessário tanto para Jesus como para a Virgem Mãe. São José, fostes inteiramente consagrado a Jesus, trabalhando sempre perto Dele, oferecendo-lhe vossas virtudes, vosso trabalho, vossos sofrimentos, vossa vida inteira. Jesus nunca deixou de ser amado pelo vosso coração a tal ponto que poderia dizer Jesus que vivia em José.

A luz divina da fé que encheu a mente de São José, não atrapalhou nos afazeres como carpinteiro, mas o santificou no trabalho, dando ao vosso coração, a fortaleza e firmeza de virtudes para cuidar do Filho de Deus.

Se um homem com este perfil, fez o que Deus lhe pediu com amor, alegria e oração, como não pode ser um homem agradável a Deus?

Que possamos ser como São José, abrir mão de tantas coisas pessoais, emprego, prosperidade, alegria, saúde, projetos e muito mais para fazer o que Deus quer para nós. Se Deus nos incumbisse esta missão, qual seria nossa reação?

“Oh amável São José, fervoroso seguidor de Jesus Cristo, eu coloco meu coração em vossas mãos e imploro vossa poderosa intercessão para que obtenha do Coração de Jesus todas as graças necessárias para nossa vida espiritual e temporal. Confiantemente, apesar de nossos pecados, nos apoiamos na vossa bondade e imploramos que rogueis por nós. Como vós, submetemo-nos os nossos desejos pessoais ao desejo de Deus Pai todo poderoso”. Amém.