Em um mundo secularizado, onde tudo nos é permitido, onde a humanidade caminha para ter como deus seu próprio eu, e, tudo é “relativo”, muitas pessoas optam por não tomar decisões, por ‘deixar a vida os levar’, vivendo na mentira e na ilusão, deixando-se confundir pelas facilidades e prazeres do mundo, com uma cultura de redes sociais e de facilidade, onde tudo posso, tudo me é permitido! Ilusão! Precisamos distinguir a mentira da VERDADE.

A mentira é o pai deste mundo, o demônio que a todo o momento tenta nos confundir, “… ninguém vos seduza com vãos discursos “. (Ef 5,6) … Nossos olhos e coração precisam estar voltados para Jesus Cristo, Ele é a plenitude da verdade “Eu sou o caminho a verdade e a vida”. (Jo 14,6), não existe caminho, verdade e nem vida fora de Jesus! Ele não é uma ideia! Jesus é a VERDADE plena e, não podemos nos deixar confundir. Precisamos, como nos exorta a Palavra “Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio.” (Ef 6, 11), revestidos da oração, da súplica diária do Espírito Santo não seremos confundidos e finalmente conseguiremos caminhar rumo e na vontade de Deus.

Aqui em nossa comunidade, temos o costume, todos os dias, antes de nos levantar de nossos leitos, invocar a presença do Espírito Santo, pois somos conscientes que é Ele que nos guiará e dará força diante das tentações e fraquezas, discernimento e sabedoria nas decisões. É Ele e, foi Ele, que me ajudou a discernir a vontade de Deus para minha vida e, que todos os dias me ajuda a caminhar na vontade de Deus, não me deixando confundir diante das inúmeras possibilidades do dia a dia, de fazer ou não o que é certo.

Tem uma música que diz “O mundo oferece coisas demais” e, é verdade precisamos saber discernir o que nos convém, não permitir que a vida nos leve, de forma alguma! Nós devemos levá-la, guiados e conduzidos pelo Paráclito de Deus! Não somos marionetes que nos deixamos ser brinquedos nas mãos do inimigo, o timão do barco da vida, precisa ser guiado por aquEle que vive em nós, quando lhe damos espaço, e em meio as nossas dificuldades age e opera, também, maravilhas em nós! Não se deixe confundir, agarre-se às asas do Espírito Santo de Deus e permita que Ele te conduza e, se você fizer bastante silêncio poderá escutar Sua voz suave, mas incrivelmente forte, como fez aquele menino chamado Samuel, que orientado, foi capaz de escutar e responder, com seriedade e sinceridade “Eis-me aqui… Fala Senhor, que Teu servo escuta!”. Não se deixar confundir!