Na manhã desta quarta-feira, 17 de Junho de 2020, foi anunciado a nomeação do Papa Francisco de um novo pastor para a Diocese de Uruaçu. Monsenhor Giovani Carlos escreveu uma carta para sua nova Diocese:

Dia 04 de junho de 2020, o Santo Padre o Papa Francisco me nomeou bispo de Uruaçu. Dom Sérgio me chamou para uma conversa e me falou da nomeação. Foi uma grande surpresa para mim. No primeiro momento o sentimento era de indignidade para tamanho ofício. Porém, ao saber para qual diocese fui designado, alegrei-me por conhecer as qualidades pastorais e da fé sólida que essa diocese transmite por meio do seu presbitério e da vida de Igreja. A responsabilidade se torna ainda maior conhecendo os bispos antecessores: sempre tive grande admiração por Dom José Chaves desde o tempo que estudava no seminário Maior de Brasília e convivia com diversos seminaristas dessa diocese. Estive diversas vezes em celebrações e pessoalmente com Dom José Chaves e com atenção bebia de suas sabias palavras. Apesar de não ter tanto contato pessoal com Dom Messias tive vários alunos que manifestavam apreço e profundo respeito pelo seu governo frente à diocese de Uruaçu.
Fico grato ao chamado do Senhor e peço o auxílio de Deus e intercessão do coração Imaculado de Maria para servir com dedicação a diocese de Uruaçu. Coloco-me à serviço para que a alegria do Evangelho seja anunciada a todos. Quero estar presente junto aos religiosos e religiosas, seminaristas, agentes pastorais, todo povo de Deus agora a mim confiado e em especial ao clero.