Conheço uma música que diz assim: “A força mais poderosa: o amor; a doçura mais saborosa: o amor; o vício mais arrebatador: o amor; perdão, luz, bálsamo: o amor; A morte da morte: o amor; A vida da vida: o amor; o Espírito de Deus vivo: o amor; o coração de minha alma, Jesus, meu amor; certeza, pureza, libertação: o amor.” Aqui poderia resumir nossa partilha, mas quero testemunhar para você a experiência que vivo em comunidade.
Nossa comunidade tem uma formação, quase sempre mensal, Palavra do Coração, ela é como uma bússola que nos dá a direção para onde seguir e, desde a primeira Palavra do Coração que recebi em minhas mãos, pude perceber uma particularidade, fui comparando com os meses seguintes e encontrei algo em comum entre elas, O AMOR, toda nossa missão, nossa direção tem por ‘motor’ o amor, nada que somos ou fazemos tem sentido se não for com, para e por amor, este é o fio condutor para toda missão. Não teria sentido prosseguir sem amor. Não dá para enfrentar desafios, perdoar, suportar as dores da caminhada se não tiver amor. Nosso fundador costuma dizer que quem tem um ‘porque’, suporta qualquer ‘como’, e é verdade! O que nos motiva, o que nos leva a seguir adiante é o AMOR!
Pense comigo, sem amor tudo se torna difícil, pesado, longe demais. Jesus suportou todas as agruras da caminhada por amor, somente por amor. Aqui recordo uma belíssima passagem da Sagrada Escritura, onde Jesus vai visitar a casa de um fariseu e ali acontece algo maravilhoso, uma mulher, pecadora, ao saber que Jesus estava na casa do fariseu correu até lá e jogou-se aos pés de Jesus, lavando-os com as lágrimas e enxugando com os cabelos, para escândalo dos presentes e, Jesus, com amor ensina, “Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não me deste água para lavar os pés; mas esta, com as suas lágrimas, regou-me os pés e enxugou-os com os seus cabelos. Não me deste o ósculo; mas esta, desde que entrou, não cessou de beijar-me os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta, com perfume, ungiu-me os pés. Por isso, te digo: seus numerosos pecados lhe foram perdoados, porque ela tem demonstrado muito amor.” (Conf. Lc 7, 44-47), se vasculharmos a Sagrada Escritura, do começo ao fim, perceberemos que Ela é toda amor.
Todas as Palavras, gestos e ações explicadas no Livro Sagrado, o itinerário de Jesus, Seu nascimento, morte e ressurreição, tudo pela mola mestra que é o amor e, assim precisa ser comigo e com você, o motor que nos conduz, nos faz seguir adiante, perdoar, começar de novo, cair e levantar precisa ser o Amor, como citei no inicio dessa partilha, a força mais poderosa que existe é o amor, por amor, o amor suportou tudo, venceu tudo, morreu e ressuscitou, subiu ao céus e se dá a nós todos os dias na santa Eucaristia. Tudo por, com e pelo amor!
O motor que deve nos fazer seguir sempre adiante é o amor, Ele é luz, bálsamo, perdão… é libertação. O motor que nos move e nos conduz, o Amor!