Na Palavra de Deus, mostra as virtudes da misericórdia e da compaixão que são mencionadas em várias formas e centenas de vezes, de maneira especial na descrição do caráter de Deus. Em vez de nos dar o que merecemos, Deus tem demonstrado misericórdia repetidas vezes, não para tirar a nossa responsabilidade, mas para nos dar uma chance de nos arrependermos e sermos salvos.

Como somos indignos da misericórdia de Deus, nada mais seria acertado do que nós mesmos mostrarmos misericórdia e compaixão sem reservas a outras pessoas. Na verdade, somos chamados a ser misericordiosos como Deus é! Compaixão é compartilhar a dor e o sofrimento dos outros, e trabalhar ativamente para ajudá-los.

Nosso maior exemplo é o próprio Jesus, que tomou sobre Si a natureza humana, dando a Sua vida para abrir um caminho de salvação eterna para nós.

Por isso que somos chamados não por nossos méritos, mas por nossa pequenez e assim podemos entender o porque do chamado. Hoje podemos perguntas “onde estaria eu se tu não tivesses me resgatado Senhor”. Essa pergunta sempre nos faz lembrar de quem somos, mas principalmente nos mostra para que somos.

Algumas passagens vêm ao nosso encontro para nos mostrar o tamanho da misericórdia do Senhor para conosco, podemos ver algumas: “Todos os caminhos do Senhor são misericórdia e verdade, para aqueles que guardam Seu concerto e Seus testemunhos.” Salmo 25,10.

Para os retos surge a luz na escuridão; Ele é misericordioso, cheio de compaixão e justo. ” Salmo 112,4.

Quem é um Deus como Tu, perdoando a iniquidade e passando a transgressão do remanescente de Sua herança? Ele não retém a Sua ira para sempre, porque Ele se deleita em misericórdia. Ele voltará a ter compaixão de nós, e subjugará as nossas iniquidades. Você lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar.” Miquéias 7,8-19.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3,16.

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. ” Mateus 5,7.

Com isso podemos entender que verdadeiramente o nosso chamado é sim fruto da Misericórdia de Deus, e isso podemos ver diariamente.