A cada fim de ano criamos uma expectativa do futuro, que o ano que vem será melhor que este, e ainda criamos expectativas individuais, como: vou começar uma dieta, ou ainda vou fazer uma nova faculdade, etc. Sempre olhamos com esperança o amanhã do ano novo. Por isso que a sabedoria da Igreja nos remete a um relembrar sempre para que almejamos o futuro com muita esperança. Um exemplo é o Natal, sempre nos lembramos do Filho de Deus que nasceu e morreu por nós, do madeiro da manjedoura ao madeiro da cruz. Que é para nós, um tempo de alegria. Queremos dar e receber presentes, ficamos sensíveis, frágeis, sem aquela rispidez vivida durante todo ano.

E em seguida, logo na semana seguinte, que é a última do ano, começamos então a fazer planos, projetos de vida e algo mais, mas sempre tendo esperança que no ano que vem será melhor, mas sempre com sabedoria, para não me decepcionar com o que projetei, planejei e não cumpri. “Sabe, pois, que assim será a sabedoria para tua alma. Se tu a encontrares, haverá para ti um bom futuro e tua esperança não será frustrada”. (Provérbios 24, 14).

Alguns usam branco, soltam fogos, bebem espumantes. Ao amanhecer verá que não há nada novo sob o sol, porque não se passa um ano por cima do outro. Ainda somos os mesmos, mas há a expectativa de algo novo que faremos, por isso desejamos um bom ano para todos, incluindo nós mesmos, numa tentativa de compartilhar e espalhar a esperança do amanhã. Quando todos pensam do mesmo modo, cria-se uma grande expectativa do amanhã e assim nossa fé aumenta, nossa alegria transborda, sempre na eminência que no primeiro dia do ano iniciará um novo tempo, tempo melhor para se dedicar naquilo que não consegui no ano que passou, como: mais nas orações, estudos, reflexões e contemplação ao Criador de tudo, que nos dá mais uma chance de recomeçar, de sermos melhores. Um padre amigo dizia: “se somos bons, podemos ser melhores, se somos melhores, podemos ser melhores ainda’’.

Esta é nossa esperança para o mundo, ser melhor, ser amável, fazer boas obras entre nós para que o nosso tempo aqui seja mais harmonioso e assim viver o céu aqui na terra. Com esta esperança de sermos melhores neste novo ano, pedimos a Deus que nos ensine a sermos “melhores ainda”.