Secretário executivo para Campanhas da CNBB, Padre Patriky Samuel Batista, comenta a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021

Denise Claro
Da redação

Nesta Quarta-feira de Cinzas, 17, tem início, junto com a Quaresma, a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021.

O tema deste ano é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”; e o lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2,14).

Padre Patriky / Foto: Divulgação

O secretário executivo para Campanhas da CNBB, Padre Patriky Samuel Batista, lembra que a Campanha da Fraternidade é uma iniciativa evangelizadora da Igreja no Brasil.

“A Campanha, de um modo geral, deseja resgatar em nossos corações a beleza da fraternidade enquanto compromisso de amor.”

Em todos os anos, a Campanha da Fraternidade tem o seu tempo forte no período quaresmal, mas não se encerra nele. Muitas iniciativas no Brasil nasceram de Campanhas da Fraternidade, como diversas pastorais que animam a vida das paróquias e comunidades.

Padre Patriky explica que, a cada cinco anos, a Campanha acontece de forma ecumênica. Essa decisão foi tomada pelos bispos, no ano 2000, no desejo de dar um testemunho de unidade.

“Um testemunho de que, como comunidades que creem em Jesus Cristo, podemos também contribuir para que o mundo seja um lugar de paz, de amor e fraternidade.”

Leia também
.: Entenda a diferença entre ecumenismo e diálogo inter-religioso

Tema e Lema

Sobre o tema da Campanha deste ano, o secretário para Campanhas da CNBB destaca a importância do diálogo na sociedade.

“O diálogo é o compromisso de quem ama. E olhando a realidade do tempo presente, nós percebemos tantos sinais de desamor, de conflitos. Aí somos chamados a ser sal da terra e luz do mundo. A fraternidade é um compromisso de quem ama. Neste mundo marcado por polarizações, ódio, radicalizações, nós somos chamados então a redescobrir o caminho do amor. Esse caminho nós só o teremos se voltarmos ao Evangelho, se ouvirmos, de fato, a Palavra de Cristo, assumindo então a bem aventurança da paz como projeto de vida.”

Quanto ao lema, “Cristo é nossa Paz”, o sacerdote lembra que é em Cristo que a reconciliação acontece.

“Ele, de fato, nos reconcilia. A paz que nós tanto queremos só será realidade se começar também a partir do nosso coração, das nossas iniciativas e da nossa proximidade.”

Objetivo

O grande objetivo da Campanha da Fraternidade é convidar as comunidades de fé, pessoas de boa vontade a pensar, avaliar e identificar caminhos para superar as polarizações e violências através do diálogo amoroso, testemunhando a unidade na diversidade. A grande inspiração vem da Palavra de Deus.

Padre Patriky afirma que a importância de se abordar o tema do diálogo neste ano se deve justamente ao que se encontra hoje nas famílias e na sociedade.

“O que aconteceu conosco, que a gente já não conversa mais, não dialoga mais? Parece que não escutamos o outro, e perdemos a nossa capacidade de empatia, de escuta. É preciso redescobrir um novo humanismo, um novo humanismo cristão que nos ajudará então a superar essas situações tão desafiantes.”

Como viver bem a CF 2021

Como primeiro passo para viver bem a Campanha da Fraternidade, o padre destaca que o cristão deve assumir, de fato, a Quaresma como um grande momento de renovação espiritual.

“Configurados a Cristo, por meio das práticas quaresmais, nós somos chamados então a permitir que a Palavra de Deus que nos converte, também nos ajude a cuidar uns dos outros, a viver como irmãos.”

A partir daí, os fiéis devem se aplicar nas iniciativas de forma comunitária. Deve-se acolher as propostas que cada paróquia oferece de vivência da Campanha da Fraternidade.

“Neste contexto de pandemia, tomando todo o cuidado, também aproveitar as plataformas digitais para que a gente possa ser, também nas redes sociais, sinal do amor, da comunhão, levando, de fato, carinho e ternura a todas as pessoas.”

Canção Nova Notícias