O homem que quer agradar o coração de Deus, tem que seguir os exemplos de São José e suas virtudes. São José será nossa fonte inspiradora para refletirmos sobre suas virtudes que agradam o coração de Deus.

As virtudes e a masculinidade se relacionam, uma se desenvolve com o progresso da outra, e para a nossa formação, é importante termos espelhos que nos levam a contemplar a vontade de Deus. São José um exemplo de virtudes. Virtude é prática do bem exercido livremente.

1 – Justo. Esse atributo é bem importante na Bíblia, “Deus escuta a voz do justo”. O justo é aquele que dá a Deus o que é devido, portanto, aquele que cumpre os preceitos e a vontade de Deus. Isso é uma das bases da masculinidade segundo o Coração de Deus.

O significado bíblico dessa palavra se refere àquele que cumpre e pratica a Lei, tanto no termo jurídico, quanto no espiritual. José era irrepreensível quanto ao cumprimento dos preceitos e ritos religiosos, mas os fazia por um ardente amor ao Senhor, e não por prestígio entre os homens.

2 – Casto. São José é conhecido na tradição da Igreja como modelo de castidade. Essa virtude dá ao homem o domínio de si mesmo e, portanto, liberdade interior. O homem de Deus precisa se exercitar na pureza para aprender a não ser arrastado por seus impulsos e assim conseguir optar por escolhas grandiosas.

3 – Fiel. Sem dúvida, o fato de Maria, enquanto noiva de São José, ter ficado grávida, significou para ele uma grande prova. Um homem deve ser fiel, primeiramente a Deus, depois a sua mulher e família. As tentações passam, a fidelidade torna o homem forte de espírito.

4 – Caridade. É amar a Deus e ao próximo. São José doou toda a sua vida para proteger Jesus e Maria. O homem segundo o coração de Deus entende que toda e qualquer autoridade nesse mundo deve ser vista como uma responsabilidade de amar e edificar aqueles que estão sob seus cuidados, seja família, subordinados no trabalho ou o povo do Senhor. Mas, acima de tudo, está a vontade de Deus.

5 – Trabalhador. Pela forma como se referem a Jesus, “o filho do carpinteiro” (cf. Mt 13, 55), – pode designar uma pessoa que é conhecida pelo seu ofício; trata-se, portanto, de um ótimo profissional. José era um trabalhador talentoso. O ser masculino tem uma inclinação natural a ter, no trabalho, também um sentido existencial. A impressão de que sua profissão é extensão dele mesmo.

Peçamos a intercessão de São José, pois o mundo está precisando cada vez mais de homens que tenham a coragem de entregar a vida a Deus, e deixar ser conduzidos por Ele.

São José, rogai por nós!