Corpus Christi é a festa da presença amorosa de Jesus em meio a sua Igreja e ao seu povo, pois a Eucaristia é o sacramento do amor por excelência. Quando foi lançado o filme Paixão de Cristo, em 2004, um dos maiores elogios da crítica e também da Igreja foram as cenas em que Jesus era crucificado, tendo imagens sobrepostas da última ceia. A correlação entre o altar da Santa Ceia e o altar da Santa Cruz, apresentavam o mesmo Corpo de Cristo sendo oferecido e o mesmo Sangue de Cristo sendo derramado por amor a todos nós.

O filme apresenta de forma didática exatamente aquilo que a Igreja nos diz, que “na última ceia, na noite em que foi entregue, nosso Salvador instituiu o Sacrifício Eucarístico de seu Corpo e Sangue. Por ele perpetua pelos séculos, até que volte, o sacrifício da cruz, confiando destarte à Igreja, sua dileta esposa, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento do amor, sinal da unidade, vínculo da caridade, banquete pascal em que Cristo é recebido como alimento, o espírito é cumulado de graça e nos é dado o penhor da glória futura” (CIC 1323).

Por amor, o Cordeiro de Deus é imolado no altar do sacrifício, para a purificação de nossos pecados. A Palavra de Deus nos diz que “foi em virtude desta vontade de Deus que temos sido santificados uma vez para sempre, pela oblação do corpo de Jesus Cristo” (Hb 10,10). Por amor, Cristo se faz presença em nós como nosso alimento. E ainda nos concede a graça de visitá-Lo e adorá-Lo constantemente em todas as Igrejas do mundo. Por amor, o mesmo Jesus de ontem, vem ao nosso encontro nos dias de hoje, para nos tocar, curar e santificar. “Aproximemo-nos, pois, confiadamente do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e achar a graça de um auxílio oportuno” (Hb 4,16).

Antes de Sua Ascensão, ao se despedir dos discípulos, Jesus disse: “eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,20b). Por amor, Jesus quis permanecer conosco através da Eucaristia! Humildemente, o Filho de Deus escolheu se esconder em um pedaço frágil de pão e um pouco de vinho. Seu Corpo, sangue, alma e divindade, sacramento de amor, alimento do corpo e da alma, para que nos coloquemos a serviço do Reino de Deus e não do pecado.