Pare para pensar por quanto tempo você consegue ficar focado em uma mesma atividade sem interrupção: seja estudar, exercer seu trabalho ou mesmo no lazer. Quando tempo você fica sem uma distração? Até difícil responder a esta pergunta visto que tudo hoje visa nos distrair. Se você acessa um site, tem várias propagandas ao redor te distraindo do conteúdo. Infelizmente hoje é mais comum em uma roda com 3 ou mais pessoas que a maioria esteja falando com outras pessoas ao celular do que entre elas mesmas. O tempo todo estamos dispersos, desatentos, não integrados com nosso ser.

Mas, o que isto tem a ver com castidade? Tudo! A pessoa casta ela é inteira naquilo que faz. Ter uma sexualidade saudável em conformidade com os planos de Deus passa por ter uma vida equilibrada. O catecismo no parágrafo 2395 nos diz que “A castidade significa a integração da sexualidade na pessoa. Inclui a aprendizagem do domínio pessoal”. A sexualidade nos planos de Deus é uma doação inteira de si. Mas, me diga como podemos doar algo que não possuímos? Como uma pessoa pode se doar a outra, no tempo certo, se ela mesma não se possui?

De forma ainda mais clara, no parágrafo 2339 o catecismo nos atesta: “A castidade comporta uma aprendizagem do domínio de si, que é uma pedagogia da liberdade humana. A alternativa é clara: ou o homem comanda suas paixões e obtém a paz, ou se deixa subjugar por elas e se torna infeliz.”

Sabemos que nos planos de Deus a sexualidade, que é bela, foi criada para ser vivida em plena doação dentro do Santo Matrimônio. Mas o mundo hoje empurra para viver sem limites, sensualiza os jovens quando ainda são crianças, entope as mentes com distrações das mais variadas e estamos tão anestesiados por um número cada vez maior de prazeres que chega um ponto que a pessoa não consegue mais ter clareza do certo e errado e simplesmente se deixa levar.

Esta geração não sabe mais esperar. Pensa que esperar é atraso e vive buscando freneticamente novas experiências, novos prazeres sem sequer estar preparados para eles. No fundo de tudo isso, retomo o início do texto: estamos fragmentados. Nossa atenção, trabalho, estudo lazer, espiritualidade, tudo está fragmentado. E a pessoa casta é inteira.

Então porque pessoas que frequentam a Igreja, grupos de jovens, já tiveram uma experiência com o Espírito Santo e querem viver a castidade mesmo assim não conseguem? Porque estão fragmentadas. A pessoa casta é inteira, dona de si. Quem não tem domínio interior é escravo das próprias paixões.

Quer ser casto, seja inteiro por inteiro. Em todos os aspectos da sua vida seja íntegro e fuja da fragmentação.