Jesus disse-lhes: ‘Vinde após mim e vos farei pescadores de homens’. Na mesma hora, eles abandonaram suas redes e O seguiram” (Mt 4,19-20). Jesus sempre chamou e continua chamando. Ele chama a todos nós! Os discípulos imediatamente abandonaram tudo e o seguiram. E nós? Qual será nossa resposta? Vocação é justamente um chamado que exige uma resposta.

A descoberta de nossa vocação brota do nosso encontro pessoal com Cristo. Trata-se de uma resposta de amor! Ela surge da gran­de experiência de ser amado por Deus. Ao reconhecer-nos amados por Deus e como resposta a este amor, cresce dentro de nós o desejo de servi-Lo. Sem amor tudo se tornaria inútil e ridículo. Sem amor não haveria os apóstolos, nem os discípulos, nem os mártires… Sem amor não haveria os missionários e nenhuma obra missionária seria válida… Se não houvesse amor, todo o ensinamento de Cristo seria um peso muito grande e uma tarefa difícil. Só com amor poderemos responder verdadeiramente ao chamado de Deus e seremos capazes de cumprir plenamente a vontade de Deus em nossas vidas. Só por amor seremos capazes de doar a nossa vida por Jesus!

Entretanto, para seguir Jesus é necessário carregar a nossa cruz. Jesus nos disse: “Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Porque aquele que quiser salvar a sua vida, irá perdê-la; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, irá recobrá-la” (Mt 16,24-25). Nossa vocação é um sacrifício a Deus e deve ser encarada com essa responsabilidade. Muitos assumem uma determinada vocação, como o matrimônio e o sacerdócio por exemplo, e mantém uma vida de leviandade e irresponsabilidade. A vocação requer sacrifício, compromisso, renúncia, conversão… Ou seja, percebemos aqui uma promessa de Jesus: todos os sacrifícios e renúncias que teremos que fazer ao responder o nosso chamado, serão recompensados na vida eterna.

Dessa forma, responder ao chamado do Senhor e segui-lo, será um fruto do amor e expressará a máxima da alegria de todas as pessoas, mesmo enfrentando sacrifícios e renúncias. Nossa vocação precisa ser sempre nova e apresentar a cada dia novidades do Espírito Santo. Só assim ela se tornará atraente e provocará nas pessoas um encontro pessoal com Cristo, transformando os corações e, consequentemente, todo o mundo.