“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram!” (Mt 7, 13-14)

Existem duas portas e, para cada porta, um caminho. O caminho largo leva para a porta larga, é confortável, basicamente não precisa fazer nada, só deixar-se levar pelo prazer e pelo egoísmo. Este caminho passa bem longe da Cruz e da dor, mas é somente para esta vida, pois ao atravessar a porta larga o que espera é a condenação eterna. Já o caminho estreito leva também para a porta estreita. É um caminho apertado, exigente, mas que conduz para gozar da eternidade com Cristo.

Existe um dilema no coração humano: buscar o prazer e fugir da dor mesmo sabendo que aquilo que vale a pena custa! Ninguém faz algo de realmente bom sem esforço. Nós não buscamos a dor como masoquistas, apenas aprendemos a suportar a dor para chegar na meta. Nenhum atleta das olimpíadas chegou ali simplesmente assistindo vídeo de atletas no Youtube. É preciso treinar e treinar duro! Sacrifício, luta, suor, dor. A medalha olímpica não vem em um momento, é uma soma de esforços e sacrifícios.

Infelizmente este mundo está criando jovens frouxos, com baixa resistência à frustração. Contrariou, entra em crise. Perdeu, se deprime. Se precisar de sacrifício, não aguenta. Tudo isto é tentação do demônio! O Cristão é criado para grandes coisas, não se contenta com metas pequenas. Se para este mundo se realiza tantos esforços, quanto mais não devemos nos sacrificar pelas coisas santas, pela eternidade com Deus?

“Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me.” Lc 9,23.

A Cruz com Cristo é o sacrifício diário, na sua luta, no seu dia. É preferir todos os dias o caminho estreito que leva à porta estreita. Toda a trajetória da cruz reside nos detalhes diários entre respeitar ou trapacear, entre mentir ou dizer a verdade, entre ter misericórdia ou condenar. O caminho estreito custa muito todos os dias. É mais fácil desistir que se sacrificar e continuar. Carregar a cruz é fazer a diferença neste mundo do jeito certo. Tenha firme em seu coração o seguinte: para ir pro inferno não precisamos fazer nada, só deixar de lutar mesmo. É para ir para o céu que precisamos fazer alguma coisa. Então não se contente. Lute! Avante!