Segundo estudiosos, o nome “Maria” ou “Miryam” é derivado da raiz “mery”, que em egípcio significa “muito amada”. Outros dizem que pode significar “Estrela do Mar”. No entanto, mais importante do que o significado exato do nome, é saber que ele é poderoso, pois trata-se do nome da Mãe de Deus. São Lucas narra em seu Evangelho que “O nome da Virgem era Maria” (Lc 1,27). Eis o mais terno e firme nome: Maria. O próprio nome da Mãe de Deus já apresenta suas virtudes, pois Maria é a mulher que nos ensina a sermos firmes e ternos ao mesmo tempo.

São João menciona que “junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena” (Jo 19,25). O Evangelho apresenta a mãe dolorosa vivendo um grande sofrimento ao presenciar a crucifixão e morte de Jesus. E nós? Qual é a nossa postura diante do sofrimento? Muitas vezes, nos curvamos diante dele e acabamos nos entregando a ele. Entretanto, Maria permaneceu firme, de pé e fiel. A firmeza de Maria é fruto da confiança que ela tem no cumprimento das promessas de Deus. Como Maria, necessitamos confiar em Deus para permanecermos firmes diante das tribulações.

São João segue dizendo que “quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa” (Jo 19,26). A partir daquele momento, a missão de Maria é ser mãe de toda a humanidade. Maria é terna, ou seja, age com ternura com cada um dos seus filhos. Maria é mãe e, com ternura, ela acolhe e cuida de cada um de nós. O amor materno é tão intenso, que uma mãe nunca esquece de um filho. E o filho verdadeiro confia em sua mãe em tudo, de modo simples e sincero. Esta precisa ser nossa relação com Maria.

Dessa forma, em todos os momentos de nossas vidas, especialmente nos momentos de angústia, de dor, de sofrimento, recordemos sempre este conselho de São Bernardo: “Em todos os perigos de perder a graça divina, em todas as angústias, em todas as dúvidas, pensemos em Maria, e invoquemos o seu nome com o nome de Jesus, porque andam sempre juntos estes dois nomes”. Com certeza, Maria, terna e firme, cuidará de nós e intercederá por nossas necessidades, como se cada um de nós fôssemos seus filhos únicos. Maria, mãe da Igreja, rogai por nós!