Todo aquele que tem uma experiência profunda e verdadeira de Deus, carrega no mais íntimo de seu coração o desejo de imitar Jesus. Que sentido tem a vida fora da vontade de Deus? Muito comum hoje em dia, nesse mundo globalizado, a tentativa de afastar Deus da vida comum… Com tristeza contemplamos batizados que chegam a renegar o próprio batismo, homens e mulheres vivendo e, até famílias, excluindo o Senhor de suas vidas. Reparem bem, essas pessoas vivem uma vida preocupadas em fazer sua própria vontade, muitas envolvidas no mundo de ‘suas vontades’, puro egoísmo. O resultado é o vazio e a perda do sentido. Quem peca quer pecar sempre mais, é um poço perigoso. Uma viagem mais longa do que se poderia imaginar, com um preço mais alto do que se estaria disposto a pagar. Tudo seria diferente se o mundo se desse conta de que em e com Deus, tudo tem sentido até mesmo o sofrimento e a dor.

A Palavra de Deus é clara, não existe vida longe da vontade de Deus. Esse mundo aqui é passageiro, tudo vai passar, só Deus permanecerá. O interessante nisso tudo é o que o próprio Jesus nos ensinou que “Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. (Mt 12,50). Isso foi tão forte em Jesus, que se fez carne como qualquer um de nós, menos no pecado, que Ele nasceu, viveu, morreu e ressuscitou na perfeita obediência à vontade de Deus, até no momento mais difícil de sua existência, quando sentiu medo, foi capaz de dizer “Pai, se é de teu agrado, afasta de mim este cálice! Não se faça, todavia, a minha vontade, mas sim a tua”. (Lc 22,42). Tal como Maria: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. (Lc 1,32).

Querido irmão (ã), ninguém nos conhece mais que Deus, diz o Livro do profeta Jeremias que antes mesmo que eu nascesse, o Senhor já me conhecia (Jr 1) e o Salmo 138 afirma que antes mesmo que a Palavra venha a minha boca, o Senhor já a conhece, então, o Senhor é conhecedor de mim, mais do que eu mesmo, por isso Ele sabe o que é melhor para mim e para você e, jamais nos pediria algo que não podemos dar, portanto, viver na Sua vontade deve ser o desejo mais profundo do nosso coração, como declara o salmista “fazer vossa vontade, meu Deus, é o que me agrada, porque vossa Lei está no íntimo de meu coração”. (Sl 39,9). Façamos dessa Palavra nossa meta, nosso desejo, nosso sonho mais profundo. Viver na vontade de Deus e, quando formos orar digamos sempre ‘Senhor tudo o que mais quero é fazer a Tua vontade’ ou como Maria repetir “Faça-se em mim segundo a Tua Palavra.” E, que isso se cumpra na minha e na sua vida, visto que estar na vontade de Deus é alcançar o céu, é se preparar para receber o abraço eterno. Vivamos esse ano novo conduzidos por Deus e, Ele que é fiel e não nos desamparará, mesmo que não entendamos no início os ‘porquês’, façamos, sempre e em tudo, a Sua vontade!