A esperança é a virtude teologal (dom de Deus), que nos faz desejar como nossa felicidade o Reino dos Céus e a Vida Eterna, pondo nossa confiança nas promessas de Cristo, apoiando-nos não em nossas forças, mas no socorro da graça do Espírito Santo.” (CIC 1817)

A esperança nos livra do desânimo, do desespero diante dos sofrimentos da vida e nos anima em meio as nossas fraquezas.

Pelo desespero o homem deixa de esperar em Deus a sua salvação pessoal, os auxílios para alcançá-la ou o perdão de seus pecados. O desespero opõe-se à bondade de Deus, à sua justiça.

É preciso sempre pedir em nossas orações essa virtude, pois é fiel quem fez a promessa. Santo Agostinho vai nos dizer:

Nossa esperança não pode ser incerta, pois que ela se apoia nas promessas divinas”.

É bem verdade que todos nós iremos passar pela noite escura, ou pela tempestade que parece muitas vezes não acalmar e diante de tudo sentimos muito medo, pois não conseguimos ver, ouvir ou muito menos sentir que Deus está perto, ou conduzindo o barco, porém a própria palavra de Deus nos afirma: A esperança não decepciona. (Romanos 5,5). Deus jamais nos abandona!

Seja qual for a situação em quem você se encontra hoje, busque na oração crescer na virtude da Esperança, se agarre ao Senhor que nunca te abandona e no tempo certo trará a você as graças necessárias.

É por isso que a ESPERANÇA é a virtude que nunca deve faltar em nosso coração!