“Falar com o coração: Veritatem facientes in caritate (Ef 4,15) [Verdade na caridade]” é o tema escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais em 2023. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 29, pela sala de imprensa da Santa Sé.
Uma nota publicada pela Santa Sé explica que o tema está ligado ao de 2022 – “Escutar com o ouvido do coração”. A proposta é se inserir no caminho que conduzirá toda a Igreja ao Sínodo de outubro de 2023.
“Falar com o coração significa ‘dar a razão da esperança que está em nós’ (1 Pd 3, 14-17) e fazê-lo com mansidão, utilizando o dom da comunicação como uma ponte, não como um muro”, refere a nota.
Em meio a polarizações e debates exasperados, o convite é ir contra a corrente, ressalta a Santa Sé, sem medo de afirmar a verdade que encontra o seu fundamento no Evangelho. Mas não se deve separar este anúncio de um estilo de misericórdia, de participação sincera nas alegrias e sofrimentos do homem do tempo atual.
“Hoje, no dramático contexto do conflito global que estamos vivendo, é mais necessário do que nunca afirmar uma comunicação não hostil. Uma comunicação aberta ao diálogo com o outro, que favoreça um ‘desarmamento integral’, que trabalhe para desmantelar a ‘psicose bélica’”.
Tal esforço, finaliza a nota, é pedido a todos, mas em especial aos agentes da comunicação, que são chamados a exercer a própria profissão como uma missão para construir um futuro mais justo, mais fraterno e mais humano.
Sobre o Dia das Comunicações
O Dia Mundial das Comunicações Sociais é celebrado anualmente na Solenidade da Ascensão, que em 2023 será em 18 de maio.
A data foi criada em 1966, sendo estabelecida no número 18 do Decreto Inter Mirifica, do Concílio Vaticano II. No dia 7 de maio de 1967 celebrou-se pela primeira vez, no mundo inteiro, o Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Fonte: Canção Nova