Faleceu na noite desta segunda-feira, 31 de outubro, dom Gentil Delazari, bispo emérito de Sinop (MT). Ele será enterrado nessa terça-feira, 1º de novembro, na cripta da Catedral Sagrado Coração de Jesus, logo depois da missa de Exéquias, às 17h. O velório ocorre desde as 5h da manhã e às 10h haverá uma missa de corpo presente.

Histórico

Dom Gentil Delazari, nasceu em 09 de setembro de 1940, em Encantado (RS), ordenou padre em 13 de julho de 1968, na cidade de Relvado (RS). Como padre foi formador e vice-reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus; Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro-Arroio do Meio(RS); Responsável pela formação dos seminaristas maiores de Santa Cruz do Sul; Vice-Reitor do Seminário de Viamão; Reitor do Seminário São João Batista; Membro do Colégio dos Consultores; Vigário Paroquial da Catedral São João Batista; Pároco de Santo Inácio de Lajeado; Reitor do Seminário Propedêutico; Diretor do Centro Diocesano de Vocações; Coordenador da Cúria; Ecônomo da Diocese; Diretor Espiritual do Cursilho de Cristandade; Diretor da Ação Social Diocesana; Presbítero responsável pela Igreja São José; Professor na PUC, UNIC, FAFIC; Orientador de retiros.

Foi ordenado bispo em 27 de março de 1994, na cidade de Lajeado – RS. Tomou posse como bispo coadjutor na diocese de Sinop (MT), em 23 de junho de 1994, e, em 1995 assumiu como bispo titular, onde pastoreou a diocese até 20 de janeiro de 2016. Durante seu episcopado foi presidente do Regional Oeste 2 da CNBB.

Nota de Condolências da CNBB pelo falecimento de Dom Gentil Delazari

Brasília-DF, 01 de novembro de 2022

Prezado dom Canísio Klaus, bispo de Sinpop (MT)

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu pesar pelo falecimento de dom Gentil Delazari, bispo emérito da diocese de Sinop, nesta segunda, 31 de outubro.

Ao senhor, aos familiares e a todo o povo de Deus desta Igreja Particular, queremos nos unir em oração e em solidariedade, fazendo memória deste nosso irmão.

Enviamos nossa fraterna saudação e asseguramos as nossas orações pelo descanso eterno deste bispo que dedicou 28 anos ao episcopado brasileiro.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Fonte:CNBB