“Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação.” 2Cor 6,2

Por disposição da Divina Providência, nossa comunidade vive o ANO DO MILAGRE. É oportuno enxergar nessa motivação um meio para viver com maior intensidade os tempos litúrgicos da nossa fé. A nossa espiritualidade é a espiritualidade da Igreja! É a Igreja Católica que nos exorta a praticar a caridade (esmola), o silêncio, o jejum e a oração ao longo deste itinerário penitencial chamado: quaresma.

Como justificar quarenta dias de penitência?

O saudoso Papa Bento XVI explicou-nos durante a Quaresma de 2012: “40 é o número simbólico pelo qual tanto o Antigo como o Novo Testamento representam os momentos mais marcantes da experiência de fé do povo de Deus (…). Este número não constitui um tempo cronológico exato, o resultado da soma dos dias. Indica antes uma perseverança paciente, uma longa experiência, um período de tempo suficiente para ver as obras de Deus, um tempo dentro do qual é necessário tomar uma decisão e assumir as suas responsabilidades sem mais demoras. É o tempo das decisões maduras”.

40 dias duraram a inundação do dilúvio, 40 dias Moisés esteve no Sinai, 40 anos o povo de Israel caminhou no deserto, 40 semanas dura a gestação de um bebê, e durante 40 dias também nós caminharemos para a Páscoa neste tempo de conversão que começa na Quarta-feira de Cinzas e a que chamamos Quaresma.

Mas será esta Quaresma suficiente para me converter ou de quantas Quaresma precisarei?

Quanto tempo o Senhor permitirá que minha perseverança seja testada?

Quantas horas, dias, meses ou anos precisarei para ver as obras de Deus e o milagre de virar toda a minha vida para Ele?

De fato, Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.” – João 3,16–17.

Eis o tempo da salvação! Sendo assim, supliquemos milagres pessoais durante essa quaresma. De modo particular, vamos pedir 10 milagres!

PRIMEIRO MILAGRE: A FÉ VIRTUDE – O MILAGRE DE ACREDITAR SEM DUVIDAR

A oração tem uma importância fundamental no nosso relacionamento com Deus. Durante a Quaresma somos convidados a nos dedicar ainda mais a esse diálogo com o Senhor a fim de estreitar ainda mais nossos laços de amizade com Ele e assim crescermos na fé. Se você costuma rezar diariamente um Pai-Nosso e uma Ave-Maria, aproveite a Quaresma para adquirir o hábito de rezar o Terço. E caso você já reze o Terço diariamente, aproveite para falar com Deus com suas próprias palavras. Abra o coração e deixe seu amor fluir ao Criador.

SEGUNDO MILAGRE: ESCUTAR A DEUS – O MILAGRE DA ESCUTA ATIVA.

Ouvir – ou ler – a Palavra de Deus, gravá-la em nosso coração e pôr em prática em nossa vida. Essa deve ser a meta de todo cristão. Aproveite, então, o tempo da Quaresma para começar a se dedicar mais a leitura da Bíblia Sagrada. Escolha um pequeno trecho para cada dia. Você pode começar pelos Evangelhos. Escolha uma das inúmeras parábolas de Jesus que nos levam a refletir sobre nossa própria condição.

TERCEIRO MILAGRE: AUTODOMÍNIO – O MILAGRE DA OBEDIÊNCIA AO ESPÍRITO

Durante a Quaresma, a Igreja nos convida a jejuarmos na Quarta-Feira de Cinzas e, de maneira especial, na sexta-feira da Paixão. Nestes dias, alimente-se de pão e água. Caso você tenha alguma restrição médica que o impeça de jejuar, pelo menos não coma carne nestes dias. Há várias formas de exercitar o Jejum para que tenhamos o domínio sobre nossa vontade (naturalmente rebelde ao Espírito Santo).

QUARTO MILAGRE: COMPAIXÃO – O MILAGRE DE SENTIR COMO JESUS

Neste tempo litúrgico também somos convidados a praticar a caridade. Há diferentes maneiras de ajudar os necessitados: Separe para doar aquelas peças de roupa em bom estado que você usa pouco; leve alimentos às famílias carentes de sua região; doe medicamentos a quem não tem condição de comprar; faça uma doação em dinheiro para uma instituição de caridade cristã, de preferência ligada à Igreja Católica. Enfim, são muitas as possibilidades, basta você escolher uma ou mais que esteja ao seu alcance.

QUINTO MILAGRE: CONTEMPLAÇÃO – O MILAGRE DE ENXERGAR COMO JESUS

Durante a Quaresma somos também convidados a refletir os mistérios da Paixão de Cristo. Por isso, toda sexta-feira devemos ir à Igreja para participar da oração da via-sacra. Mas, caso você encontre um impedimento e não consiga rezar em comunidade, reze a via-sacra na sua casa. Pesquise na internet alguns dos textos disponíveis da via-sacra ou procure nos seus livrinhos de oração, certamente algum deles terá.

SEXTO MILAGRE: REPARAÇÃO – O MILAGRE DA FORTALEZA DE ALMA

Além do jejum, escolha uma mortificação para fazer durante a Quaresma. Como uma maneira de penitenciar-se você pode escolher deixar de comer um alimento que goste muito, deixar de beber ou fumar, ficar sem TV ou internet, ou algo que costume te dar satisfação. As penitências servem para que possamos vencer as fraquezas humanas. Você pode fazer penitência durante toda a Quaresma ou determinar um dia de cada semana.

SÉTIMO MILAGRE: HUMILDADE – O MILAGRE DE DEPENDER TOTALMENTE DE DEUS

É um dos mandamentos da Igreja “confessar-se ao menos em preparação para a Páscoa”. Portanto, se você quer viver bem o tempo da Quaresma é indispensável uma boa reflexão pessoal seguida da confissão.

OITAVO MILAGRE: ENCONTRO – O MILAGRE DE ENCONTRAR JESUS NO PRÓXIMO

Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia” (Mt 5,7). Misericórdia é ter compaixão pelo próximo, então, procure visitar um doente e demonstrar seu amor por ele. Faça uma visita rápida, pois os doentes cansam-se facilmente, procure centrar a conversa não sobre os teus problemas pessoais, mas sobre assuntos mais leves. Demonstre seu apoio e, se o doente permitir, rezem juntos uma oração rápida.

NONO MILAGRE: SAÚDE MENTAL – O MILAGRE DE PENSAR COMO JESUS

Lembra-se da famosa frase bíblica “a boca fala do que o coração está cheio” (Mt 12,34)? Se você quer viver bem a Quaresma, deve pensar e agir de maneira semelhante ao próprio Cristo ou, como Ele mesmo nos indicou: “Sede misericordiosos como Vosso Pai que está no céu é” (Lc 6,36). Cuide dos pensamentos e daqueles sentimentos mais íntimos que você não deixa transparecer a ninguém. Muitas vezes eles nos traem e nos incitam sentimentos ruins. Procure centrar-se no amor a Deus e aos irmãos. Peça ao Senhor a graça de sentir apenas amor.

DÉCIMO MILAGRE: COMUNIDADE – O MILAGRE DE SER CORAÇÃO FIEL

Se a oração em família é muito indicada aos cristãos, é muito mais no tempo da Quaresma. Reúna todos para uma oração em família, ao menos uma vez na semana, mas, se for possível, todos os dias. Estreite o laço com a comunidade que te alimenta espiritualmente! Transborde essa experiência na sua casa.

Não é tão difícil viver bem o tempo da Quaresma. Com dedicação e perseverança você poderá experimentar muitas graças da parte de Deus.

Pe. Delton Filho