Acompanhado por uma delegação, o mandatário cubano também foi recebido pelo cardeal secretário de Estado Pietro Parolin, acompanhado pelo subsecretário para o Setor Multilateral da Seção para as Relações com os Estados.
A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que na manhã desta terça-feira, 20, o Santo Padre recebeu em audiência no escritório da Sala Paulo VI o presidente da República de Cuba, Sr. Miguel Díaz-Canel Bermúdez, que sucessivamente encontrou-se com o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado, acompanhado por Dom Daniel Pacho, subsecretário para o Setor Multilateral da Seção de Relações com os Estados e Organismos Internacionais.
O mandatário da ilha caribenha agradeceu várias vezes a disponibilidade do Papa Francisco em recebê-lo, dizendo-se “feliz” por vê-lo em boas condições após sua recente hospitalização.
Durante as conversações com a Secretaria de Estado, foi discutida a importância das relações diplomáticas entre a Santa Sé e Cuba, evocando também a histórica visita de São João Paulo II em 1998, da qual se recorda o 25º aniversário. Em seguida, tratou-se da situação do país e da contribuição que a Igreja oferece, especialmente nos setores da caridade.
Na continuação da conversa, foram abordados alguns temas internacionais de comum interesse, sendo destacada a importância de continuar o esforço em promover sempre o bem comum.
Na troca de presentes, o Santo Padre ofereceu ao presidente uma obra em bronze representando uma pomba carregando um ramo de oliveira, com a inscrição “Sede mensageiros da paz”, o texto da Mensagem para o Dia Mundial da Paz deste ano, o Documento sobre a Fraternidade Humana e o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020, editado pela LEV.
O presidente de Cuba, por sua vez, presenteou o Papa Francisco com uma escultura em prata, bronze e madeira intitulada “O leitor” e dois livros de poetas cubanos.
Fonte: Vatican News