Imagem de Alexa por Pixabay

Comissão Episcopal para a vida e a família se reúne na sede da CNBB  e prepara assembleia da Pastoral Familiar

A Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esteve reunida na tarde de quinta-feira, 6 de julho, na sede da Conferência Episcopal, em Brasília (DF). Este foi o primeiro encontro com a nova composição do colegiado após a eleição dos novos presidente, membros e assessor. Nesta sexta-feira, o grupo continuou reunido e prepara a 46ª Assembleia Nacional da Pastoral Familiar que terá início logo mais às 18h, na Casa Dom Luciano, também em Brasília.

Participaram do encontro o bispo de Campo Mourão (PR) e presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, dom Bruno Elizeu Versari; os dois bispos membros, dom Moacir Silva Arantes, bispo diocesano de Barreiras (BA), e dom Reginei Modolo, auxiliar de Curitiba (PR); os casais coordenador e vice nacionais da Pastoral Familiar, respectivamente, Alisson e Solange Schila e Milton e Lourdes Morais; além dos padres Crispim Guimarães, que agora faz a transição na assessoria e na secretaria executiva nacional da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, e Rodolfo Chagas Pinho, novo assessor.

A reunião dos membros da comissão com os casais coordenadores e os assessores foi oportunidade para fazer a programação do trabalho para o próximo ano, com definição de materiais e temas que serão abordados nas principais atividades da Pastoral Familiar.

“Nós programamos para o próximo ano alguns materiais, como a Semana da Família, a Semana da Vida, programamos uma sugestão para o Simpósio, os temas e lemas, tudo em torno dessa questão da família, da espiritualidade da família, em sintonia com a caminhada pastoral da CNBB”, explicou dom Bruno.

O encontro também foi voltado para a transição do trabalho entre a composição anterior e a nova, de modo a preparar com antecedência os materiais que serão oferecidos para as paróquias de todo o país.

Assembleia

A assembleia nacional que terá início na noite desta sexta-feira segue até domingo com uma pauta voltada para a escuta e avaliação junto com as coordenações de setores e de regionais.

“Temos o objetivo de escutar, ouvir o que está acontecendo em cada regional, em cada diocese. Como é que eles têm conseguido avançar nessa questão dos itinerários – itinerários de preparação de noivos, itinerário de acompanhamento do pós-matrimônio, os itinerários de namorados -, as várias atividades que vem acontecendo dentro da Pastoral Familiar lá na paróquia, lá no regional”, situa dom Bruno.

Durante a assembleia, os participantes terão oportunidade de também dar apontamentos para os encaminhamentos para o próximo ano. “A assembleia tem essa missão: trazer presente os acontecimentos deste ano, quase que uma avaliação uma constatação do caminho percorrido e aprovar a organização para o próximo ano, de forma que a gente consiga caminhar juntos ou ao menos propor um conteúdo, propor um trabalho para o Brasil e para as paróquias do Brasil”, explicou dom Bruno.

Novidades

Entre as novidades que serão apresentadas na assembleia, estão materiais ligados ao Setor Casos Especiais da Pastoral Familiar. Um é o itinerário do Encontro Bom Pastor, voltado para casais em nova união, e outro é o Guia do Setor Casos Especiais, que completa o conjunto dos guias dos três setores da Pastoral Familiar.

Fonte: CNBB