Logo da JMJ Lisboa Foto (JMJ Lisboa)

Itinerário com reflexões e desafios diários compreende período entre 30 de julho e 6 de agosto e convida jovens a viverem mais profundamente a experiência da JMJ

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 começa nesta terça-feira, 1º de agosto, mas os peregrinos já podem se preparar para tudo o que está por vir. Isso porque um caminho espiritual está sendo proposto pela organização do encontro e desenvolvido a partir do Evangelho da Visitação.

O itinerário teve seu primeiro passo neste domingo, 30, com o mote “prepara-te”. Diante da chegada ao ambiente da JMJ, os peregrinos se perguntaram: “De onde venho?”, “Com quem venho?” e “Para onde caminho?”. Assim, puderam dispor o coração e reconhecer a importância de fazer parte deste grande encontro.

Nesta segunda-feira, 31, a expressão que norteia o dia é “a postos”. Segundo o guia, este é o momento para os peregrinos abrirem as portas do coração e escutarem o que Deus lhes pede nesta JMJ. “O que me poderá querer Deus dizer nesta semana?”, é o estímulo para todos os jovens.

No primeiro dia da JMJ, a orientação é “parte”. “Quem sou eu e como venho a esta JMJ? O que trago e o que procuro?” é a provocação para cada um dos jovens que abraça esta grande aventura. “Nestes dias, começo a desenhar o meu caminho aqui – escolho conferências, concertos, teatros, exposições, voluntariado, aquilo que mais me faz mexer”. O desafio proposto para este dia é conhecer e descobrir curiosidades de duas pessoas de nacionalidades diferentes.

Confira, na sequência, os passos propostos no caminho espiritual até o dia 6 de agosto:

2 de agosto – Apressa-te

Este é o momento para os jovens saírem da zona de conforto. “Procuro Jesus com pressa?” e “Onde O posso encontrar?” são as perguntas sobre as quais os peregrinos devem refletir. “Hoje participo ativamente naquilo que o dia tem para oferecer. Tomo consciência da presença de Cristo vivo, procuro o que me faz ter pressa e o que me impede de partir mais rápido”.

Desafio diário: nos apressarmos a encontrar Jesus e a visitá-Lo em uma igreja.

3 de agosto – Alegra-te

Descobrir a alegria de ser cristão é o objetivo deste dia. “Neste dia, penso como se concretiza a Fé na minha vida – que implicações tem? Como muda a minha postura perante o outro? Vivo com alegria”.

Desafio diário: partilhar com alguém o que mais os alegrou ao longo do dia.

4 de agosto – Acredita

Este dia convoca os jovens a entrar na Fé e não ficar apenas em frente à porta. “Abro as portas a Cristo”, “Deixo-O entrar”. “Tenho medo? De quê?” são questões que os peregrinos são levados a refletir. Hoje quero aprender a abrir a porta a Jesus, sem restrições. O que me faz ter medo de acreditar? O que tenho medo que mude na minha vida”.

Desafio diário: rezar por uma pessoa conhecida e que não acredita em Deus.

5 de agosto – Agradece

Os peregrinos são chamados a refletir, a se reconhecerem e agradecerem as graças que lhes chegam de Deus. “Neste dia, quero aprender a rezar, a agradecer, a permanecer em silêncio ao pé de Jesus. Faço-Lhe companhia e agradeço tudo o que já vivi”.

Desafio diário: dar um abraço em quem mais os marcou por um testemunho dado durante a semana e a rezar por esta pessoa.

6 de agosto – Levanta-te

Os peregrinos são convidados a pensar no que fica depois do encontro e como vão transformar as suas vidas. “Hoje acabo como comecei – me levanto novamente, com vida nova. Reconheço que sou missionário, chamado a levar a boa nova a todos”.

Desafio diário: partilhar a experiência desta JMJ com duas pessoas que não a tenham vivido.

Fonte: Canção Nova