O programa Conexão Vaticano, transmitido pela Rádio Coração Fiel, recebeu com alegria Dom Messias dos Reis Silveira, bispo da Diocese de Teófilo Otoni (MG). Em entrevista conduzida pelo Missionário Vinícius Fernandes, Dom Messias compartilhou sobre o tempo de sede vacante.
O bispo relatou que recebeu com espanto a notícia da morte do Papa, “Embora tínhamos consciência da fragilidade do Papa Francisco, da sua doença, recebemos com espanto a notícia da sua morte”, declarou. Ele destacou a unidade da Igreja nesse momento e recordou as inúmeras ações do pontificado de Francisco, que durou 12 anos. “Ele foi um homem que não parou. Mesmo na véspera da sua morte, ainda tão fragilizado, foi à Praça de São Pedro para saudar as pessoas, desejar feliz Páscoa e abençoar o mundo todo.”
Dom Messias afirmou que esse é um tempo de grande comunhão na Igreja. “Todas as pessoas, não só os católicos… até pessoas que não são católicas se manifestaram.”, relatou. Para ele, esse é um momento de oração, de acolhimento da vontade de Deus e de ESPERANÇA. “Somos um povo peregrino, neste tempo do ano santo que estamos vivendo, que o Papa Francisco determinou como ano da esperança.”
A pedagogia da Igreja também foi destacada por Dom Messias, que observou o caráter formativo de todo o rito que envolve o falecimento de um Papa e a preparação para o conclave. “Esse tempo do luto que a Igreja está vivendo… é uma oportunidade para conhecer mais a Igreja. A Igreja é uma obra divina e ela prossegue. É uma luz que brilha, mesmo que exista tantas trevas.”
Ele ressaltou o papel dos cardeais neste momento de escolha do novo Papa. “Eles têm trazido muitos ensinamentos, muitas reflexões. É bonito ver esta organização. Todo o processo desde o anúncio da morte, o lacrar do quarto, a cerimônia, o velório… tudo isso nos faz pensar na beleza de um Deus que nos ama e nos quer bem.”
Questionado sobre como os fiéis devem viver este tempo de expectativa pelo novo sucessor de Pedro, Dom Messias orientou: “Devemos rezar. É o Espírito Santo que conduz. Não é uma competição como em outras eleições. O novo Papa já está no coração de Deus.” Ele alertou sobre especulações veiculadas na mídia e reforçou a necessidade de oração por parte de todos os fiéis.
Finalizando a entrevista, Dom Messias recordou que “são mais de dois mil anos de sucessão apostólica” e que Francisco foi o 266º Papa. “Que possa ser dado à Igreja esse pastor segundo o coração de Deus”, concluiu.
Confira entrevista na íntegra: Conexão Vaticano – Entrevista Dom Messias