Caminhões de ajuda humanitária com destino a Gaza foram vistos partindo de Rafah, no Egito, na manhã desta quarta-feira, 15, com vários outros enfileirados na área da fronteira.

A emissora pública israelense Kan informou que Israel permitirá a abertura da passagem de fronteira de Rafah, em Gaza, com o Egito, e aumentará a quantidade de ajuda humanitária que chega ao enclave após o Hamas ter entregue mais corpos de reféns mortos.

Sujeito à aprovação de segurança de Israel, os moradores de Gaza que deixaram o enclave durante a guerra poderão retornar pela primeira vez e outros poderão atravessar a passagem de Rafah, informou a Kan.

Cerca de 600 caminhões transportando principalmente alimentos e suprimentos médicos, bem como equipamentos necessários para reparar a infraestrutura danificada, serão autorizados a entrar, disse a Kan. Não houve comentários imediatos de autoridades israelenses ou palestinas.

Ameaças de bloqueio

Israel ameaçou manter a passagem de fronteira de Rafah fechada nesta terça-feira, 14, citando o descumprimento do Hamas com suas obrigações sob o acordo de cessar-fogo de Gaza e a entrega dos corpos de reféns mortos que estava mantendo em seu poder.

Horas depois, o Hamas entregou quatro caixões a Israel por meio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Três deles foram identificados como reféns israelenses, mas há dúvidas sobre o quarto corpo entregue, de acordo com a mídia israelense.