Mês de julho foi estabelecido pela Igreja como o mês dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Jesus.
A fonte desta devoção está no lado aberto de Jesus na cruz: “Chegando, porém, a Jesus, como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água”. (Jo 19,33-34)
“Quereis conhecer o poder do Sangue de Cristo? repara de onde começou a correr e de que fonte brotou”. (São João Crisóstomo)
Incentivada no século XIX pelo apostolado do sacerdote italiano São Gaspar del Búfalo, a devoção ao Preciosíssimo Sangue foi sucessivamente aprovada e recomendada pelos Papas, particularmente Bento XIV (Missa e o Ofício divino do Preciosíssimo Sangue), Pio IX e João XXIII (Carta Apostólica Inde a primis).
“O sangue é a vida” (Dt 12,23). A expressão do antigo testamento manifesta a opinião comum no tempo de Jesus e que, aliás, continua bem atual. Ainda hoje, como no tempo de Jesus, “derramar” significa “tirar a vida”; “dar o sangue” equivale a “dar a vida”.
Assim, o Preciosíssimo Sangue de cristo é o mistério da entrega amorosa que o Senhor realizou de si mesmo, derramando seu sangue, ou, melhor ainda, o próprio Senhor Jesus que se entregou à morte por amor a nós. Assim como o culto ao Santíssimo nome de Jesus volta-se, na verdade, à própria pessoa de Jesus, assim também o culto ao seu Preciosíssimo Sangue (ou seu Sagrado Coração) é o culto ao próprio nosso Senhor Jesus Cristo, contemplado no mistério de sua paixão.
A devoção ao Preciosíssimo Sangue encontra seu ápice na comunhão e adoração do Vinho Consagrado, Sangue Eucarístico do Senhor. Desse modo, toda devoção ao Sangue do Senhor vota-se para o Santíssimo Sacramento do altar, onde esse Sangue nos é dado como bebida de salvação. Por estes e tantos outros motivos precisamos cultivar em nós a fé e a devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus Cristo e colher as inúmeras bênçãos que o Senhor tem para distribuir em nossas vidas.
Nós vos agradecemos Senhor, por Vosso Preciosíssimo Sangue, pelo qual nós fomos salvos e preservados de todo mal. Amém!