Em uma edição especial do programa Conexão Vaticano, o sacerdote Willian Guimarães, missionário da comunidade Canção Nova em Roma, compartilhou suas impressões sobre o atual momento da Igreja Católica, especialmente após a morte do Papa Francisco e a preparação para o conclave.

Um clima de fé e esperança

Segundo o Padre Willian, Roma vive momentos de grande emoção e fé, com milhares de peregrinos de todas as partes do mundo visitando a cidade para prestar homenagens ao Papa Francisco. “Esses dias são marcados não só pela emoção, mas também pela graça de Deus”, afirmou o sacerdote, destacando a forte espiritualidade que permeia a cidade durante esse período de espera pelo novo Papa. O ano jubilar dedicado à virtude da esperança também tem sido uma ocasião para os fiéis renovarem sua fé e confiança.

A vivência pessoal do sacerdote

Questionado sobre como vivencia esse momento histórico, o padre compartilhou sua experiência pessoal, ressaltando que a morte do Papa e a iminente eleição do novo Pontífice representam um tempo de renovação espiritual para sua vocação sacerdotal. “Para mim, é uma grande visita de Deus”, afirmou, lembrando dos ensinamentos do fundador da Canção Nova, Padre Jonas Abib, sempre me ensinou a importância das “visitas inesperadas de Deus” na vida sacerdotal, momentos que proporcionam uma grande guinada de fé.

Preparação dos cardeais para o conclave

Em relação à preparação dos cardeais para o conclave, o padre explicou que, atualmente, eles estão envolvidos nas congregações gerais, reuniões diárias nas quais se conhecem melhor e discutem os desafios enfrentados pela Igreja. O clima entre os cardeais, segundo ele, é de fraternidade, oração e profunda espiritualidade, com muitos momentos de recolhimento, meditação e concelebração da Santa Missa.

O conclave e a postura dos fiéis

O sacerdote também abordou as preocupações dos fiéis, que frequentemente ficam apreensivos com as informações que circulam na mídia. “O conclave é uma celebração de fé, uma invocação ao Espírito Santo”, explicou. Para ele, os católicos devem manter uma postura orante e confiar nos canais oficiais de comunicação, como o Vatican News, para informações sobre o processo. Ele incentivou os fiéis a se unirem em oração pelo novo Papa e pelos cardeais que estarão encarregados de tomar essa importante decisão para a Igreja.

Encerramento com uma oração

Ao final da entrevista, Padre Willian convidou os ouvintes a rezarem com ele por este momento especial na Igreja. “Que o Espírito Santo guie os cardeais na escolha de um pastor conforme o coração de Cristo”, enfatizou o ele.