Neste domingo, 29 de dezembro, a Diocese de Uruaçu vivenciou a abertura oficial do Ano Jubilar, um tempo de graça e esperança.
A celebração teve início na Paróquia São Sebastião, em Uruaçu-GO. Em seguida, em procissão, os “Peregrinos de Esperança” se dirigiram à Catedral Imaculado Coração de Maria, onde aconteceu a celebração solene presidida pelo bispo diocesano, Dom Giovani Carlos, marcando assim o início oficial do Jubileu da Esperança na diocese de Uruaçu-GO.
Em sua homilia, Dom Giovani Carlos destacou o significado do Ano Jubilar como um tempo de graça e esperança: “Temos esperança porque fomos batizados, temos esperança no Senhor. Se é para este mundo que colocamos a nossa esperança em Cristo, somos dignos de dó, de compaixão”, afirmou.
O Ano Jubilar: Significado e Propósito
O jubileu é a proclamação de um ano santo, um tempo celebrativo. Não é um único evento, mas uma oportunidade de celebrar a recordação do Ato Redentor de Jesus por nós. Está na missão de Jesus: “Proclamar o ano da Graça do Senhor!” (Lc 4,19).
Na Diocese de Uruaçu, o Ano Jubilar também será marcado por uma série de eventos e atividades pastorais, como peregrinações, congressos sobre as virtudes e também iniciativas a nível de foranias e paroquial.
Mensagem aos Fiéis
Ao final da celebração, Dom Giovani convidou todos os fiéis a abraçarem com entusiasmo o espírito jubilar: “Estamos já, oficialmente em jubileu. É tempo de alegria, mas uma alegria movida pela esperança que Deus nos dá. Por isso, é Jubileu. Convido a todos a nos alegrarmos, este tempo é: tempo de graça, tempo de celebrar, tempo de jubileu.”