Evento organizado pelo Movimento dos Focolares vai acontecer em Aparecida (SP), de 19 a 21 de julho de 2024.
Acontece no próximo ano o Genfest – evento organizado pelo Movimento dos Focolares. Ele será realizado pela primeira vez no Brasil, em Aparecida (SP), de 19 a 21 de julho de 2024.
O Genfest surgiu em 1973, na Itália, com um grupo de jovens que, em meio a contestações e divisões, queria provar ao mundo a necessidade de união e fraternidade. Na época, em sua mensagem, Papa Paulo VI exortou: “Contribua para formar uma consciência cada vez mais clara da responsabilidade que o Evangelho comporta na própria vida”.
No evento de 1980, em plena guerra fria, 40 mil jovens ouviram a homilia do Papa João Paulo II – fundador, em 1985, da Jornada Mundial da Juventude: “A alegria que brilha em seus rostos e se expressa em suas canções criaram uma atmosfera íntima e profunda em torno desta celebração eucarística comunhão, o clima característico de uma família reunida em torno do Focolares”.
Agora, diante da proximidade da JMJ 2023, Ana Carmen, de 18 anos, que se considera participante do Movimento dos Focolares falou sobre a expectativa de poder participar destes dois grande eventos. “Será uma honra estar próximo ao Papa e conhecer jovens do mundo inteiro. Estou animada e feliz por participar desse evento, assim como do Genfest”.
Gen Verde na JMJ
O Gen Verde, banda internacional feminina do Movimento dos Focolares, está trabalhando para a JMJ 2023 e preparou uma música especial para o evento. Segundo Sally McAllister, que integra o Gen Verde, o ‘contexto’ no qual aconteceu o 1º Genfest foi após o momento contracultural dos anos 60 e 70. “A relevância do Genfest reside no fato de ser um momento de Deus”, enfatizou.
Sally disse que quando foi ao seu 1º Genfest, o seu país estava no meio de uma guerra civil. “Pensei que o terrorismo era a única solução. No Genfest encontrei um ideal que me obrigava a mudar o meu coração, para mudar o mundo. Uma forma mais dispendiosa e segura”, disse, e continuou seu testemunho da transformação, dizendo que participou do Genfest em Roma, Budapeste, Manila, e fez parte da organização do Genfest na Inglaterra.
Jamaica Lyra, percussionista brasileira do Gen Verde, contou que participou de duas edições do Genfest. “Foi muito forte e impressionante viver a real possibilidade de um mundo unido. Compartilhar aqueles dias com jovens de todo o mundo, que como eu vivem para realizar o ‘que todos sejam um’, fez crescer ainda mais a certeza que vale a pena, e que juntos podemos realizar este sonho”.
“Saber que o próximo Genfest será no Brasil é uma alegria que não cabe no peito. Será uma honra tocar para jovens de todo o mundo. Que nossa arte seja um meio de tocar os corações, e quem sabe mudar a vida de alguém, assim como aconteceu comigo”, confirma.
Fonte: Canção Nova