O Catecismo da Igreja Católica nº 1324 diz: “A Eucaristia é fonte e cume de toda a vida cristã.” Posso ficar o resto de minha vida falando, estudando, fundamentando e rezando com esta frase, que não conseguiria esgotar tamanha riqueza em uma só frase.
Ouvi um padre com mais de oitenta anos de vida dizer: “Se todos soubessem o ‘poder’ da Santa Missa, todas as igrejas estariam abarrotadas de fiéis quando o sacerdote iniciasse a Eucaristia”.
Esta afirmação da Igreja é milenar, e é a mais pura verdade. Quantas pessoas são sustentadas em sua caminhada de cristão com a experiência da comunhão diária. Quando afirmamos que a Eucaristia é a força da vida cristã, estamos dizendo que ela sustenta o crente durante suas lutas, decepções, lágrimas, desafios próprios da vida humana.
A Palavra ‘força’ tem origem no latim fortia, e indica a força ou a capacidade de cumprir uma determinada tarefa. É isso mesmo! A Eucaristia, a Santa Missa, o Santo Sacrifício, é a fonte onde podemos todos os dias buscar ‘força’ para cumprimos a ‘tarefa’ de vencermos o mal, e até mais do que isso: além de vencermos o mal, a Santa Missa nos capacita para fazermos o bem.
Busque força para vencer suas fraquezas na Eucaristia!
Busque força para recomeçar na Eucaristia!
Busque força para levantar na Eucaristia!
Não desista! Não se entristeça! São Pedro Julião Eymard nos ensina: “A Santa Eucaristia é a alegria incessante da terra”.
Eu aconselho: faça a experiência da Missa diária. Testemunho que esta será a fonte para que você tenha ‘força’ diante de todas as tribulações da sua vida.