No dia 3 de agosto, o Papa se deslocará até a localidade perto de Lisboa para se encontrar com os jovens que participam dessa comunidade, no encerramento do projeto “Vida entre mundos”. Ao término do encontro, o Pontífice dará a pincelada final em um mural de 3 km no qual os jovens trabalharam, representando a união entre mundos diferentes
Francisco pintará com um pincel “revolucionário” o novo mundo sonhado pelos jovens de Scholas Occurrentes. No dia 3 de agosto, no âmbito de sua viagem a Portugal para a JMJ, o Papa irá a Cascais, a oeste de Lisboa, especificamente para se encontrar com os jovens rapazes e moças que participam dessa comunidade. Durante a atividade, ele conversará com os jovens e dará a última pincelada no mural de 3 km em que a comunidade está trabalhando. O encontro será o encerramento do projeto “Vida entre mundos”, que consiste na criação de um mural que une os mundos. Idosos, jovens, ricos, pobres, crianças de diferentes religiões e não crentes e jovens de diferentes nacionalidades participaram dessa obra de arte. O toque final será dado pelo Papa.
Del Corral: “Uma experiência que está mudando nossas vidas”
José María Del Corral, presidente mundial do movimento internacional Scholas Occurrentes, diz: “Somos muito gratos ao Papa Francisco e aos organizadores da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 por fazerem o esforço de nos visitar em Cascais e compartilhar conosco essa experiência educacional que está mudando nossas vidas e que nos restitui um Sentido para nos levantarmos e continuarmos lutando. A visita do Papa Francisco à nossa sede é um reconhecimento que Scholas tem recebido por seu compromisso com a educação de qualidade, a integração e a promoção dos valores humanos”.
O projeto
O projeto “Vida entre mundos” busca incarnar a visão pedagógica do Papa Francisco, destacando a importância do “entre”, onde ocorre o encontro entre as pessoas, entre as pessoas e o mundo, entre o mundo e a vida, onde a vida recupera seu significado. Esse projeto envolve a criação de um mural de 3 km de comprimento nascido de encontros inter-religiosos, intergeracionais e interculturais realizados em preparação para a visita do Papa Francisco à comunidade Scholas em Cascais, Portugal.
O mural dos jovens
O mural “Vida entre mundos”, criado por toda a comunidade, teve origem no site de Scholas, onde jovens de diferentes países se encontraram para compartilhar suas dores e sonhos e criaram uma obra de arte imersiva, ou seja, tornaram real a “sala de aula sem paredes”. Durante quinze dias, os jovens se encontraram e vivenciaram, como em cada uma das experiências que fazem parte desse projeto, Arte, Jogo e Pensamento. Mais de 2.000 pessoas participaram da criação do mural, em grupos de 5 a 10 pessoas, que criaram coletivamente 300 murais que foram reunidos em uma única obra de arte. Scholas Occurrentes é um Movimento Educacional Internacional de Direito Pontifício, criado por decreto de Sua Santidade o Papa Francisco, presente nos 5 continentes e integrando mais de meio milhão de escolas e redes educacionais por meio de sua rede. Sua missão é responder ao chamado para criar a Cultura do Encontro, reunindo os jovens em uma educação que gera Significado.
Fonte: Vatican News