“Sabemos onde tudo começa (Jesus Eucaristia), mas não sabemos onde tudo isso vai terminar!”. Essa foi uma das frases que eu disse aos jovens que se reuniam comigo há mais de 15 anos, quando o Espírito Santo inspirou o que se tornaria a comunidade Coração Fiel.
À distância de 15 anos, vejo que o Senhor nos surpreendeu maravilhosamente. A trajetória da Comunidade Coração Fiel revelou inúmeros momentos de lágrimas, esperanças, sorrisos e vitórias. Recordo-me que tentei chamar nossa comunidade como ‘frente de missão’, aludindo que seria algo diferente do modelo de novas comunidades que o Brasil conhece. Todavia, uma Força Divina foi convencendo a todos nós a respeito da originalidade e singularidade do carisma, sem desmerecer o título de Comunidade.
De Goianésia para Rialma. De Rialma para o Brasil. Do Brasil para os quatro cantos do mundo, tendo representatividade no Japão, Bélgica e Inglaterra (em ordem de surgimento). Após a abertura de uma casa de missão na Arquidiocese de Goiânia, nossa presença em terras brasileiras se estendeu ainda mais. Louvo a Deus por tantas pessoas beneficiadas pelo carisma Coração Fiel.
Nesse jubileu de Cristal, 15 anos de íntima união com o Sagrado Coração de Jesus, fomos abençoados, corrigidos e protegidos por dois santos bispos: Dom José Chaves (quem acolheu a comunidade nascente) e Dom Messias dos Reis (quem reconheceu os estatutos e concedeu personalidade canônica). Esse ano, a Divina Providência nos presenteia mais um bispo para nos ajudar e guiar. Quando o Papa Francisco nomeou o Mons. Geovani Carlos para ser o novo bispo da nossa diocese, percebi que o Senhor nos garantia uma de suas promessas mais valiosas: “Não vos deixarei sem pastores!”. Dom Geovani é conhecedor da realidade das novas comunidades pois também fundou uma comunidade semelhante à nossa. Impossível dizer que essa história seja desprovida de beleza e maravilha.
Muitos missionários e amigos leigos foram formados ao longo da existência desse carisma. Àqueles que continuam atuando, incansavelmente, para favorecer o Encontro com o Senhor, mediante o anúncio da Misericórdia de Seu Fiel Coração: minha gratidão, benção e parabéns. Àqueles que não permaneceram, meus votos de que não traiam o que aprenderam entre nós. Aos que ajudamos, nossa alegria de ter feito apenas e tão somente a nossa obrigação. Aos que porventura ofendemos, nosso pedido de perdão e oração. Aos que nos sustentam economicamente, nossa intercessão fervorosa. Todos fazemos parte dessa linda história de amor entre o Coração de Jesus e a Humanidade. Bendito seja Deus pela Comunidade Coração Fiel.
Parabéns a todos nós!
Viva a Família Coração Fiel!