Todos os que recorrem a Nossa Senhora, jamais ficaram sem o devido auxílio!” Essa expressão retratada no Ofício de Nossa Senhora, serve de incentivo à devoção Mariana. O próprio Santo Afonso Maria de Ligório poetizou o sentido dessa afirmação por meio da frase: “Deus juntou todas as águas e deu o nome de Mar. Depois juntou todas as Graças e fez Maria!”. A Igreja Católica nunca endeusou a Mãe de Jesus. Mas ao afirmar que Jesus é DEUS verdadeiro, por consequência deu base à afirmação de que Maria é Mãe de Deus (Teotókos, em grego). A partir dessa concepção, inúmeras Igrejas no Ocidente receberam titulação endereçada à Santíssima Mãe de Jesus. Todo o estudo de Maria: mariologia, serviu de motivação para que várias realidades na Igreja recorressem à intercessão daquela que Deus escolheu para ser a Mãe do Salvador da Humanidade.

A diocese de Uruaçu, onde nossa comunidade nasceu (2005), tem como padroeiro o Imaculado Coração de Maria. Logo após o início da nossa comunidade, nossa diocese celebrou um ano mariano (2007) e a Imagem do Imaculado Coração de Maria visitou várias paróquias, escolas, casas religiosas incluindo a nossa casa e a rádio Coração Fiel. Na ocasião desta visita extraordinária, decidi fazer a consagração solene e pública da nossa Comunidade à Nossa Senhora. Posso afirmar que naquela ocasião, toda a nossa história foi ancorada no Coração Imaculado da Virgem Maria. É por isso que podemos afirmar que Ela é a mãe da Comunidade Coração Fiel. Após 15 anos de história, nossa comunidade jamais se afastou desta filiação. Nunca faltou o santo Rosário em nossas casas, missões e transmissões. Nos últimos 10 anos, temos renovado nossa consagração de escravidão a Jesus por Maria. Todos os missionários estão revestidos do escapulário mariano. O externo é manifestação do que está sendo trabalhado no interno de cada um de nós. Quero fazer memória da nossa história por meio da prece que recitei diante da Virgem Santíssima naquele Janeiro de 2007. Neste trecho que resgato aqui, renovamos nossa alegria de ser filhos de Nossa Senhora:

(…) “Consagro ao teu Imaculado Coração a nossa história passada. Todos os sentimentos e experiência que marcaram nossa lembrança quando fomos gerados no teu ventre para este mundo. Consagro as pessoas que fazem parte do nosso passado: aqueles que por meio do Amor ou da Dor nos ajudaram a encontrar a misericórdia do teu Filho e Deus.

Os amigos, os inimigos, os que foram providência, os que marcaram nossa história. Consagro a ti tudo isso.

Consagro também ao teu Imaculado Coração, nossa história presente, este momento atual. Querendo honrar teu Coração Fidelíssimo a Deus, consagro nossa capacidade de assimilar e viver o Carisma que teu Filho nos confiou. Deposito aos teus pés a nossa casa; nossa missão de irradiar aos quatro cantos do mundo o esplendor do Coração fiel do Misericordiosíssimo Jesus. Consagro nossos missionários, vocacionados, voluntários e amigos fiéis, bem como aqueles que nos acompanham pelos meios de comunicação, ao teu Coração Imaculado.

Mãe puríssima, sabemos que no final, teu Coração Imaculado triunfará. Por isso, antes que o final chegue, te consagro nosso futuro. No hoje da nossa história – ó Virgem Fiel – consagro todos aqueles que direta ou indiretamente entrarão em nossa vida, já agora – Senhora – alcança-os, preserve-os, prepara-os, abençoe-os. Olha agora, mãe da Divina Graça, nosso desejo sincero de santidade, de fidelidade, e não nos deixe afastar de teu Filho Jesus” (…)